Última Atualização 23 de janeiro de 2022
QUESTÃO CERTA: Custo-benefício, custo-efetividade e o tempo decorrido entre o início e o fim de determinado projeto são subdimensões que qualificam a seguinte dimensão do desempenho: execução.
QUESTÃO CERTA: Na análise do custo-benefício de um programa, é essencial que os custos e os benefícios desse programa sejam transformados em unidades monetárias.
QUESTÃO ERRADA: A análise custo-efetividade exige a monetarização dos impactos causados pela política pública.
O enunciado trocou análise de custo-benefício por análise de custo-efetividade.
“A análise custo-benefício e a análise custo-efetividade são ferramentas que buscam comparar os custos estimados de determinado projeto com os benefícios esperados. Trata-se de uma forma de decidir sobre a adequabilidade e aceitabilidade de prosseguir com um projeto.
A principal diferença entre as duas é que, na primeira, os custos e resultados podem ser traduzidos em unidades monetárias; já na segunda, os impactos não podem ser valorizados em moeda.”
A avaliação ex ante contempla: a análise custo-benefício, que considera a relação monetária em que a política é viável se os benefícios forem maiores que os custos; e a análise custo-efetividade – nessa ótica, a política viável é aquela que proporciona maior efetividade, que contempla o maior número de benefícios, em face dos recursos disponíveis.
ANÁLISE CUSTO-BENEFÍCIO => que considera a relação MONETÁRIA em que a política é viável se os
benefícios forem maiores que os custos;
ANÁLISE CUSTO-EFETIVIDADE => nessa ótica, a política viável é aquela que proporciona maior efetividade, que contempla o maior número de benefícios, em face dos recursos disponíveis.
CONCLUSÃO:
ANÁLISE CUSTO-BENEFÍCIO ==> UNIDADES OBJETIVAS / MONETÁRIAS;
ANÁLISE CUSTO-EFETIVIDADE => UNIDADES SUBJETIVAS / NÃO MONETÁRIAS.
QUESTÃO CERTA: Análises de custo benefício visam maximizar benefícios e minimizar custos.
QUESTÃO CERTA: A análise de custo-efetividade de um programa é recomendada sempre que houver dificuldade na estimativa dos benefícios desse programa em valores monetários.
Análise custo-benefício toda ação que possa ser analisada sob o prisma financeiro (dinheiro que sai, dinheiro que entra).
Análise custo-efetividade custos ainda medidos em unidades monetárias, resultados medidos pelo alcance da ação (redução na mortalidade infantil, redução nos acidentes de trânsito).
QUESTÃO CERTA: Na análise do custo-benefício de um programa, é essencial que os custos e os benefícios desse programa sejam transformados em unidades monetárias.
No entendimento do CESPE, quando os custos e os benefícios podem ser levantados monetariamente, opta-se pela análise de custo-benefício. Quando os benefícios não podem ser estimados monetariamente, opta-se pela análise custo-efetividade.
QUESTÃO ERRADA: A análise custo-efetividade de políticas sociais baseia-se no levantamento de um indicador determinado pela relação entre os valores aplicados e o número de pessoas atendidas, sem levar em consideração os benefícios gerados pelo programa.
CEBRASPE (2020):
QUESTÃO CERTA: A respeito da análise custo-efetividade (ACE) e da análise custo-benefício (ACB), assinale a opção correta: A ACB e a ACE são compatíveis com a avaliação ex ante.
Análise custo-benefício (ACB) e análise custo efetividade (ACE) são metodologias que permitem realizar avaliação EX-ANTE.
ACB é mais adequada para projetos econômicos.
ACE é mais adequada para projetos sociais.
AVALIAÇÃO EX-POST:
É preciso distinguir situação dos projetos que estão em andamento daqueles que já foram concluídos.
Estes projetos são avaliados para que se adote decisões qualitativas (sim ou não) e quantitativas (questão de grau).
Nos projetos em execução: Decisão qualitativa se refere a continuar ou não com projeto, com base nos resultados obtidos até o momento.
Se sim, decisão quantitativa se refere a manter formulação original ou introduzir modificações na programação.
CEBRASPE (2020):
QUESTÃO ERRADA: A análise custo-benefício baseia-se na relação entre os custos relativos e os resultados de uma política pública.
Custo-benefício: relação monetária em que a política é viável se os benefícios forem maiores que os custos.
Custo-efetividade: política será viável quando proporciona maior efetividade, ou seja, quando os resultados proporcionarem maiores impactos na sociedade.
GABARITO: a questão está ERRADA pois traz o conceito de custo-efetividade ao invés de custo-benefício!
Fonte: qconcursos.