Abordagem Sistêmica e Partes Interdependentes

0
440

Última Atualização 16 de fevereiro de 2022

CEBRASPE (2013):

QUESTÃO ERRADA: De acordo com a abordagem administrativa sistêmica, há, na organização, diversos elementos que atuam em rede, mas que são independentes e individuais, sem qualquer relação entre si.

Segundo o criador da Teoria Geral dos sistemas Ludwig Von Bertalanffy, sistemas são partes interdependentes que operam conjuntamente com determinado objetivo.

CEBRASPE (2013):

QUESTÃO CERTA: Entre as ideias apresentadas na teoria geral dos sistemas desenvolvida pelo biólogo alemão Ludwig von Bertalanffy, incluem-se a interdependência entre as partes — teoria segundo a qual, o todo é formado por partes interdependentes — e o tratamento complexo da realidade complexa — concepção que se refere à necessidade de aplicar diferentes enfoques para se compreender realidades cada vez mais complexas.

CEBRASPE (2011):

QUESTÃO ERRADA: Apesar de a teoria dos sistemas ter revolucionado a forma de se estudar o ambiente, não é possível afirmar que essa teoria tenha estabelecido um novo paradigma a partir da reorientação do pensamento em torno da inter-relação dos elementos

Advertisement
, em contraposição às escolas clássicas apoiadas no pensamento analítico.

De acordo com CHIAVENATO: “A perspectiva sistêmica trouxe uma nova maneira de ver as coisas. Não somente em termos de abrangência, mas principalmente quanto ao enfoque. O enfoque do todo e das partes, do dentro e do fora, do total e da especialização, da integração interna e da adaptação externa, da eficiência e da eficácia. A visão gestáltica e global das coisas, privilegiando a totalidade e as suas partes componentes, sem desprezar o que chamamos de emergente sistêmico: as propriedades do todo que não aparecem em nenhuma de suas partes.”