Abordagem Sistêmica da Organização

0
1923

Última Atualização 16 de fevereiro de 2022

QUESTÃO CERTA: Entre as diversas escolas que se sucederam no estudo das estruturas organizacionais, pode-se citar a abordagem sistêmica da administração, baseada nos conceitos desenvolvidos por Ludwig von Bertalanffy, que possui como foco: a interação da organização com o ambiente em que se insere, sendo por este influenciada.

QUESTÃO ERRADA: A visão mecanicista proposta por Bertalanffy revela que, para compreender a realidade, é preciso analisar não apenas elementos isolados, mas também suas inter-relações.

ERRADO.

Comentário. Bertalanffy, fundador da T.G.S., constata que o organismo, para ser entendido, não pode ser encarado como uma soma das suas partes. Isto é, o ser vivo não é a somatória dos seus elementos constitutivos: o todo é diferente da soma das partes tendo desta forma o Sistema como Um Todo Integrado cujas propriedades essenciais surgem das inter-relações entre suas partes; O organismo para ser entendido tem de ser encarado como um sistema. A Teoria dos Sistemas é uma decorrência da Teoria geral de Sistemas desenvolvida por Von Bertalanffy e que se espalhou por todas as ciências, influenciando notavelmente a administração, a abordagem sistêmica contrapõe-se a abordagem do sistema fechado.

A visão mecanicista proposta por Taylor sobre as pessoas e as organizações era essencialmente uma perspectiva de sistema fechado, ou seja, não considerava as forças externas; só estava preocupado com o que acontecia dentro da empresa, não focavam o intercâmbio com o ambiente (externo), enquanto que pela visão sistêmica, a organização é um sistema aberto apresentando relações de intercâmbio com o ambiente por meio de inúmeras entradas e saídas.

QUESTÃO CERTA: Entre as teorias desenvolvidas ao longo do tempo acerca das estruturas organizacionais, insere-se a Abordagem Sistêmica: que, de acordo com o modelo predicado por Eric Trist, identifica dois subsistemas na organização: o técnico, compreendendo as demandas da tarefa, e o social, compreendendo as relações sociais dos encarregados da tarefa.

Advertisement

QUESTÃO CERTA: Nos anos 1960, Eric Trist começou a trabalhar com Fred Emery, e eles propuseram a ideia de que cada tipo de meio-ambiente sociotécnico e econômico seria uma “trama causal”, ou seja, um encadeamento de causas e efeitos que teria como resultante a adoção pelas organizações de um tipo de estrutura adaptada às exigências e características do setor. Sobre esse tema, é CORRETO afirmar: O ambiente turbulento é o mais difícil, pois, além de existirem mudanças tecnológicas e organizacionais rápidas, há um grande nível de competitividade e diferenciação.

  • Ambientes estáveis e difusos: pouca competitividade, baixo nível de complexidade, poucas mudanças estruturais.
  • Ambientes estáveis e concentrados: poucas mudanças e competitividade, maior número de organizações disputando o espaço no ambiente.
  • Ambientes instáveis e reativos: muitas mudanças e menor grau de diferenciação das organizações.
  • Ambiente turbulento: mais difícil e complexo, mudanças rápidas, grande nível de competitividade e diferenciação.

QUESTÃO CERTA: Uma das características da abordagem sistêmica da administração consiste na visão da organização como uma realidade complexa e construída cognitivamente por membros dessa organização.

QUESTÃO ERRADA: Segundo a abordagem sistêmica da administração, as organizações funcionam de forma estanque e isolada.

A Abordagem Sistêmica da Administração é justamente o contrário do afirmado na questão. Essa teoria tem como princípios gerais a integração e sistematização com o meio. (Prof. Marco Ferrari)