IN SFC nº 1 de 2001: Técnicas de Controle

0
350

Última Atualização 23 de janeiro de 2023

Esta norma já foi revogada, mas ainda faz parte de muitas questões formuladas pelo CEBRASPE.

Sistema  de  Controle  Interno  do Poder Executivo Federal – (MINISTÉRIO DA FAZENDA)

INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º  01, DE 06 DE ABRIL DE 2001  →”Define  diretrizes,  princípios,  conceitos  e  aprova  normas técnicas  para  a  atuação  do  Sistema  de  Controle  Interno  do Poder Executivo Federal.  “

[…]

“CAPÍTULO IV – ESTRUTURA CONCEITUAL BÁSICA DAS TÉCNICAS DE CONTROLE NO SISTEMA DE CONTROLE INTERNO DO PODER EXECUTIVO FEDERAL

Seção I – Técnicas de Controle

1.  As atividades a cargo do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal são exercidas mediante a utilização de técnicas próprias de trabalho, as quais constituem-se no conjunto de processos que viabilizam o alcance dos macro-objetivos do Sistema. As técnicas de controle são as seguintes: 

a) auditoria;  e

Advertisement

b) fiscalização

2.[…]”

* Não confunda com “instrumentos de controle” ou “Princípios de Controle” ou “Componentes do Controle segundo COSO”.

É interessante perceber que técnicas de controle do Sistema de Controle Interno são: auditoria; fiscalização. Se a questão perguntasse quais são técnicas de controle utilizadas na auditoria, a resposta seria: testes de observância e substantivos. Lembrar: técnicas de controle do Sistema de Controle Interno DIFERENTE de técnicas de controle de auditoria. Espero ter ajudado!

FCC (2013):

QUESTÃO CERTA: Para atingir as finalidades constitucionais, o Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal exerce atividades mediante a utilização de técnicas de controle denominadas de: auditoria e fiscalização.