Última Atualização 3 de dezembro de 2020
QUESTÃO CERTA: O aspecto da análise documental que deve ser atendido na verificação destinada a comprovar se o empenho da despesa foi emitido por autoridade competente denomina-se: aprovação.
“Autorização e aprovação de transações e acordos significativos (ver item 14(b))”
“A21. A autorização envolve a concessão de permissão para um indivíduo com a autoridade apropriada (administração, responsável pela governança ou acionistas/quotistas da entidade) para que a entidade realize transações específicas em conformidade com critérios predeterminados, de julgamento ou não.
→ A aprovação envolve a aceitação por essas partes de que as transações que a entidade realizou satisfizeram os critérios com base nos quais foi concedida a autorização.
Exemplos de controle que a entidade pode ter estabelecido para autorizar e aprovar transações e acordos significativos com partes relacionadas ou transações e acordos significativos fora do curso normal de negócios incluem:
Controles de monitoramento para identificar tais transações e acordos para autorização e aprovação;
Aprovação dos termos e condições das transações e acordos pela administração, responsáveis pela governança ou, quando aplicável, acionistas/quotistas.
Atenção com informações sobre partes relacionadas ao examinar registros ou documentos
Registros ou documentos que o auditor pode inspecionar (ver item 15)
A22. Durante a auditoria, o auditor pode inspecionar registros ou documentos que possam fornecer informações sobre relacionamentos e transações com partes relacionadas, por exemplo: […..] “