O Que é BPM? Quais São Suas Características?

0
20563

Última Atualização 22 de fevereiro de 2022

A prática de BPM é definida como um conjunto de valores, crenças, lideranças e cultura que formam os alicerces do ambiente no qual uma organização opera. Influenciam e guiam o comportamento e a estrutura da organização.

Fonte: Gran Cursos.

Gerenciamento de Processos de Negócios (Business Process Management – BPM)

  • Apresenta uma abordagem sistematizada para o aperfeiçoamento dos processos de produção, baseada na evolução Ciclo do PDCA (Plan-Do-Check-Act).
  • Define uma estratégia operacional direcionada para garantir maior valor agregado aos clientes dos produtos e serviços desenvolvidos pela organização.
  • Sua aplicação permite o aperfeiçoamento contínuo dos processos de produção de software.
  • Permite reduzir a variabilidade nos resultados técnicos e gerenciais alcançados na produção de software.

CEBRASPE (2020):

QUESTÃO CERTA: O desenho da estrutura organizacional é uma tarefa do nível institucional da organização, e a modelagem de trabalho tarefa do nível operacional.

CEBRASPE (2020):

QUESTÃO CERTA: BPM representa uma forma de visualizar as operações de negócio que vai além das estruturas funcionais tradicionais, compreendendo todo o trabalho executado para entregar o serviço do processo, independentemente de quais áreas funcionais estejam envolvidas.

Uma questão da Fundação Carlos Chagas (2019):

QUESTÃO CERTA: O Business Process Management – BPM ganhou ênfase nos anos 1990 como um paradigma da Gestão de Processos. Trata-se de metodologia: que, diferentemente do Enterprise Resource Planning-ERP, considera que o processo não se restringe à execução do sistema, mas pode ser adaptado pelas próprias áreas de gestão.

O ERP é tratado aqui no Caderno de Prova de maneira mais detalhada. Mas, grosso modo, está relacionado a um software muito utilizado, por exemplo, em montadoras de carro. Ele prevê a necessidade de peças e insumos juntos a fornecedores e programa vários outros aspectos para que o processo de montagem e suprimentos ocorra de forma integrada, sem deixar nada para trás.

Outra questão da FCC (2014):

QUESTÃO CERTA :Considere as afirmativas sobre Modelagem de Processos de Negócios: é um conjunto de atividades envolvidas na criação de representações de um processo de negócio que podem ser executadas tanto para o mapeamento dos processos atuais, como para o mapeamento de propostas de melhoria. 

Uma questão da CEBRASPE (2013):

QUESTÃO ERRADA: O BPM (Business Process Management) é uma tecnologia que auxilia de forma eficaz o mapeamento de processos.

Errada, não é tecnologia. É uma metodologia de gestão para gerenciamento de processos, que pode ser auxiliada por ferramentas tecnológicas. 

O ERP pode ser visto como uma tecnologia.  Uma questão de 2019 da CEBRASPE:

QUESTÃ CERTA: Gerenciamento de processos de negócio (business process management – BPM) é uma disciplina gerencial que pressupõe poderem os objetivos organizacionais ser alcançados por meio de definição, desenho, controle, e transformação contínua dos processos de negócio.

Uma questão de 2010 da FCC:

QUESTÃO CERTA: BPM é uma categoria de softwares que visa atender o ciclo completo da Gestão de Processos, composta por: modelagem, redesenho, implementação, monitoramento e otimização de processos. O acrônimo BPM significa: Business Process Modeling.

Veja que essa questão se choca com a anterior que dizia que  BPM é “uma tecnologia” – dada como errada. Aqui foi dito que é uma categoria de softwares.

Uma questão de 2012 da CEBRASPE:

QUESTÃO ERRADA: A prática gerencial de BPM (business process modeler) está fundamentada em um ciclo de vida contínuo que se define pelas atividades de planejamento, execução e correção. 

Ciclo de processo BPM é PADIMR (mnemônico):
PLANEJAMENTO
ANÁLISE
DESENHO E MODELAGEM
IMPLANTAÇÃO
MONITORAMENTO E CONTROLE
REFINAMENTO

Outra da CEBRASPE (2013):

QUESTÃO CERTA: O BPM, mesmo não possuindo um ciclo de vida único, pode ser sumarizado por um conjunto interativo de atividades que incluem análise, planejamento, desenho e modelagem, monitoramento e controle, implantação e refinamento.

Conforme o próprio CBOK, a prática gerencial de BPM é caracterizada por um ciclo de vida contínuo (processo) de atividades integradas de BPM, e este ciclo geralmente inclui (1) Planejamento; (2) Análise; (3) Desenho e Modelagem; (4) Implantação; (5) Monitoramento e Controle; e (6) Refinamento.

QUEM TI BATIZA? O PADRIM…

1-Planejamento
2-Análise
3-Desenho
6-Refinamento
4-Implantação
5-Monitoramento

Uma questão de 2017 da CEBRASPE:

QUESTÃO CERTA: BPM (Business Process Management) é uma disciplina gerencial que pressupõe a possibilida de de os objetivos organizacionais serem alcançados por meio da definição, do controle e da transformação contínua de processos de negócio.

Advertisement

Outra questão da CEBRASPE de 2013:

QUESTÃO ERRADA: Considere que um analista de negócios utilize a metodologia BPM para realizar o mapeamento do processo de atendimento ao cliente de sua organização, que depende de fornecedores externos. Nessa situação, o analista deverá buscar uma visão compartimentada das partes do processo, com foco na visualização do fluxo dos principais setores internos onde se agrega valor, sem necessariamente sinalizar os extremos do processo.

Visão compartimentada? Nada feito.

Outra questão da CEBRASPE, também, de 2013:

QUESTÃO CERTA: O BPM permite o gerenciamento do empreendimento por meio da combinação de uma abordagem centrada em processos com uma interfuncional, para otimizar a maneira como as unidades organizacionais conquistam suas metas de negócios.

Uma questão da Fundação Carlos Chagas de 2013:

QUESTÃO CERTA: Os quatro pilares fundamentais da gestão de processo de negócio (business process management) são: valores, crenças, liderança e cultura.

Uma matéria diz:

“A experiência nos tem mostrado que, sem comprometimento organizacional, é improvável, ou quase impossível que ocorra um amadurecimento efetivo das práticas e benefícios de BPM. Em organizações onde não existe o “suporte” de valores, crenças, liderança e cultura (pilares do BPM), mesmo que existam profissionais com proficiência em BPM, ferramentas e tecnologias habilitadoras, é pouco provável que se alcance o sucesso no uso do BPM”.

Uma questão da CEBRASPE DE 2013:

QUESTÃO ERRADA: Gerenciamento de processo de negócio (BPM – business process management) é uma metodologia direcionada especialmente para a área de tecnologia da informação.

O BPM está mais diretamente ligado aos processos, é uma metodologia que utiliza o conjunto das melhores práticas de gestão de processos, procurando melhorá-las continuamente – enquanto que o BPMS relaciona-se diretamente com softwares modernos para suportar as exigências e os melhoramentos do BPM. Assim, é possível dizer que o BPM tem maior foco na gestão, execução e aperfeiçoamento dos processos, e o BPMS tem maior foco na tecnologia da informação.

Fonte: Administração Pública/ Augustinho Paludo, 3ª ed.

CEBRASPE (2020):

QUESTÃO CERTA: A integração entre os processos na prática e a forma com que eles são gerenciados pelos sistemas automatizados são objetivos de BPMS.

Benefícios da abordagem por processos:

-Alinhamento com a missão, visão e estratégias.

-Melhoria da coordenação e comunicação entre áreas.

-Eliminação de custos.

-Atendimento das reais necessidades dos clientes.

CEBRASPE (2022):

QUESTÃO CERTA: O uso do conceito BPM no gerenciamento de processos de uma organização permite uma visão mais clara sobre todas as áreas, por meio de um ambiente com processos e sistemas integrados.

CEBRASPE (2020):

QUESTÃO CERTA: Ferramentas BPMS oferecem um grupo de funcionalidades avançadas que ferramentas mais simples de modelagem não conseguem prover, tais como gerenciamento de regras, gerenciamento de fluxo de trabalho, medição de desempenho, geração de aplicações e manipulação de dados.

Fonte: CBOK v3.0, pág 134.