Organização Informal e Teorias: quando ela ocorre?

0
504

Última Atualização 13 de janeiro de 2021

Em que pese já termos falando aqui, no Caderno de Prova, sobre a organização informal diversas vezes e discorrido sobre a sua importância, é fundamental ter mente em que teorias / escolas da Administração ela ocorre. Esse aspecto é muito cobrado em provas.

Segue uma lista:

Abordagem clássica: organização formal.

Abordagem humanística: organização informal.

Abordagem neoclássica: organização formal e informal.

Abordagem estruturalista: organização formal e informal.

Abordagem comportamental: organização formal e informal.

Abordagem sistêmica: organização como um sistema.

Abordagem da contingência: variáveis dependentes do ambiente e da tecnologia.

Uma questão da CEBRASPE de 2008:

QUESTÃO CERTA: A teoria estruturalista contempla uma abordagem múltipla, envolvendo tanto a organização formal como a organização informal.

Correto, conforme a lista acima! Uma questão da CEBRASPE DE 2018 (dez anos após ser cobrada a questão acima rsrsrsrs):

QUESTÃO ERRADA: A abordagem clássica da administração elegia como foco de seus estudos a organização informal.

Negativo. Falou em abordagem clássica, fuja da organização informal. 

QUESTÃO ERRADA: A Burocracia aborda de forma simplificada a organização formal e deixa de lado a organização informal;

Vimos, mais acima, que essa ausência da organização informal decorre da Teoria clássica. 

“várias críticas atribuídas à Teoria Clássica: a abordagem simplificada da organização formal, deixando de lado a organização informal; a ausência de trabalhos experimentais para dar base científica a suas afirmações e princípios; o mecanicismo da abordagem que lhe valeu o nome de teoria da máquina; a abordagem incompleta da organização e a visualização da organização como se fosse um sistema fechado.”

Fonte: Chiavenato, Introdução à TGA, 7ª edição, página 93.

QUESTÃO CERTA: A organização informal concretiza-se nos usos e costumes, nas tradições, nos ideais e nas normas sociais.

Exato. É como os grupos de panelinhas do trabalho. Há quem goste de pagode, há quem goste de rock. Há quem se identifique como de esquerda, e os que se identificam como de direita. 

Advertisement

QUSTÃO CERTA: Uma das críticas apresentadas à Teoria Clássica é a de restringir-se a uma abordagem simplificada da organização formal.

Agora sim! 

QUESTÃO CERTA: As interações entre organização formal e informal, organização e ambiente externo, flexibilidade e ajustamento caracterizam abordagens da teoria estruturalista.

Correto. Na estruturalista temos a presença tanto da organização formal, quanto da organização informal. 

Uma questão da CEBRASPE de 2018:

QUESTÃO ERRADA: Atitudes e comportamentos, no âmbito da organização informal, relacionam-se com percepções favoráveis ou não às práticas administrativas sempre no sentido de estabelecer padrões de colaboração espontânea à organização formal.

Está errada. Organização informal não tem o intento de sempre estabelecer padrões de colaboração espontânea à organização formal. Ela é reflexo da interação de trabalhadores decorrente de interesses comuns entre eles – para jogar bola no final de semana, fazer um churrasco, happy hour – mas isso não significa que se trata de algo premeditado / planejado, sito é, programado para gerar frutos positivos para o local em que essas pessoas trabalham.