Última Atualização 4 de fevereiro de 2022
Se você nunca conseguiu entender “o que é missão”, chegou a hora de aprender de uma vez por todas. Abaixo, trazemos algumas questões das examinadoras mais renomadas do Brasil.
FGV (2018):
QUESTÃO CERTA: O CEO de uma empresa de cursos online pede para seu estagiário apresentar uma definição preliminar de missão da organização, oferecendo opções para que ele escolha a melhor. Confuso sobre o conceito de missão, o estagiário apresentou as cinco opções a seguir. Assinale a única correta: Proporcionar uma opção de aprendizado prática e de qualidade, ao maior número de pessoas.
CEBRASPE (2004):
QUESTÃO CERTA: A missão corresponde à razão de ser de uma empresa, devendo ser definida de modo realista e capaz de refletir as habilidades essenciais dessa empresa.
QUESTÃO CERTA: Suponha que determinada organização tenha contratado uma consultoria especializada para o desenho do seu planejamento estratégico. Na primeira reunião com os consultores contratados, os representantes da organização foram instados a refletir sobre a razão de ser da referida organização, porque ela existe e o que faz, como forma de expressar sua própria essência. Essa abordagem diz respeito à identificação, no âmbito do planejamento estratégico, de um importante aspecto da organização, correspondente à sua missão.
QUESTÃO CERTA: A definição do motivo central do planejamento estratégico, que representa a razão de ser da organização, é o que se denomina: missão organizacional.
QUESTÃO CERTA: A declaração de missão define o negócio da organização e seu ambiente de atuação e deve ser compartilhada com os seus grupos de interesse.
QUESTÃO CERTA: A missão, a visão de negócios e o diagnóstico estratégico interno são elementos fundamentais do planejamento estratégico de uma empresa, que devem ser revisados periodicamente, uma vez que não são imutáveis.
Esses elementos compõem o planejamento estratégico que, como aprendemos em outra dica, deve ser flexível. Veja uma questão que vai na contramão dessa constatação:
QUESTÃO ERRADA: A missão da organização é estática, para que não ocorra desvio de finalidade em relação ao ramo de negócio estabelecido.
QUESTÃO ERRADA: Constitui um exemplo de missão da organização a declaração: a empresa X atuará no Brasil e no exterior de forma integrada no negócio de energia, com um crescimento médio anual de 11% na produção de óleo e gás, durante três anos.
Negativo. Isso é meta.
QUESTÃO ERRADA: Antes das estratégias para o alcance dos objetivos, a empresa deve definir sua missão organizacional, ou seja, seu objetivo principal a ser perseguido: o ponto ao qual ela deverá chegar no futuro próximo ou distante.
Negativo. Isso é visão. Visão tem a ver com vindouro, missão tem a ver com momento.
QUESTÃO CERTA: Uma empresa do setor de alimentação está implementando um sistema de gestão e, para iniciar esse processo, quer estabelecer a missão da empresa e sua visão. A missão da empresa se constitui de: declaração resumida do seu propósito e responsabilidades perante os seus clientes.
Perfeito, propósito ou existência: é a razão de ser.
QUESTÃO CERTA: Considere que determinada sociedade de economia mista esteja na fase inicial de implementação de seu planejamento estratégico, mais precisamente na definição da “missão” da entidade, o que significa, de acordo com a conceituação apresentada pela literatura: a expressão da essência da entidade, de seus propósitos, ou, mais precisamente, da sua própria razão de existir.
Essa é uma “definição de missão” bem interessante.
QUESTÃO CERTA: Uma instituição financeira do governo divulgou a seguinte afirmação: Nossa organização tem por objetivo financiar o desenvolvimento urbano, investir recursos na infraestrutura das cidades e contribuir para o crescimento da nação brasileira. A frase refere-se à: missão organizacional, como pretende realizar seus propósitos.
Esse é um “exemplo de missão”.
QUESTÃO CERTA: Suponha que os dirigentes da Agência de Fomento do Amapá – AFAP objetivem a implementação de planejamento estratégico para a atuação de longo prazo da entidade. A primeira abordagem adotada para a construção desse planejamento foi a definição da missão e da visão da AFAP, o que: corresponde à identificação da razão de ser da entidade e da forma como pretende ser reconhecida no futuro, ambas premissas relevantes para a construção do planejamento estratégico.
Outra questão que propõe um “conceito de missão”.
QUESTÃO CERTA: Uma das etapas envolvidas no desenvolvimento e implementação do planejamento estratégico das organizações é a identificação da sua razão de ser, expressando com clareza porque ela existe e o que faz, o que corresponde: à sua missão, que reflete a essência da organização.
Sim, propósito, razão de ser, essência da organização tem tudo a ver com missão da empresa / organização.
QUESTÃO CERTA: A definição da missão da organização é o ponto principal para estabelecer macro estratégias e macro políticas, bem como orientar o desenvolvimento da instituição.
Correto, a razão de ser da organização funciona como um ponte de partida para tudo.
CEBRASPE (2021):
QUSTÃO ERRADA: Um auditor da SEFAZ foi convidado a participar da elaboração do planejamento estratégico e opinar sobre a missão do órgão. A ele foi solicitada a apresentação de fatores que deveriam ser considerados no planejamento e na missão. Em sua resposta, o auditor elencou que o planejamento deveria ser contínuo e sistemático e, para ser mais assertivo, prescindir dos riscos e possuir perspectivas de futuro, incluindo-se formas e métodos para aferir os resultados das decisões do órgão em confronto com as expectativas almejadas. Também destacou a necessidade de sempre se rever a missão do órgão, que, em um planejamento, tem como fulcro descrever a situação a que o órgão deseja chegar em um período demarcado de tempo. Considerando essa situação hipotética e aspectos relativos ao planejamento estratégico, julgue o item a seguir. Em relação ao planejamento, a resposta do auditor está correta, especialmente quanto aos fatores que se referem à organização de atividades necessárias para medir o resultado das decisões.
1º – A missão é permanente;
2º – Deve levar em conta os riscos.
Missão: Razão de ser da organização, atemporal e permanente.
Visão: Consenso sobre o futuro, temporal e não permanente.