Teoria de Skinner e Teoria de Maslow

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Última Atualização 8 de fevereiro de 2022

QUESTÃO CERTA: Considerando as informações feitas no trecho de reportagem que segue, responda ao que se pede com a alternativa que esteja conceitualmente CORRETA e melhor associada ao que se apresenta no texto: Muitos empreendedores só falam com seus funcionários na hora de dar más notícias. Mas fazer reuniões para falar dos bons resultados e elogiar o trabalho que está sendo feito é tão importante quanto, mesmo que sejam conquistas pequenas. “Qualquer forma de reconhecimento já é um incentivo. Por meio dele, é como você dizer que acompanha o que a equipe produz, reconhece e divulga esse esforço”, explica Maria Cristina. Essa constatação de que o reconhecimento é um incentivo à motivação e ao trabalho : reforça o conceito de condicionamento operante de Skinner e atesta a relevância das necessidades de autoestima apontadas por Maslow para as decisões de gestão de colaboradores.

1. Teoria de Aprendizagem segundo Skinner:  Skinner afirma que nosso comportamento é direcionado conforme a consequência de nossas ações. Se fazemos algo que é recompensado de forma positiva, voltaremos a fazer aquilo. Se sofremos uma punição após fazer algo, a tendência é que não o façamos novamente. Isso é chamado de Condicionamento Operante. / No caso do exemplo da questão, há um reconhecimento (elogio) após a execução do trabalho, logo, isso motivará os funcionários a continuar executando um bom trabalho.

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2. Teoria de Maslow: Sua teoria explica como os indivíduos são movidos a ter ações que façam suprir as suas necessidades, através de uma ordem pré-estabelecida, indo desde as mais básicas até as mais complexas (das biológicas até as psicológicas): Fisiológicas, Segurança, Social, Autoestima e Autorrealização. O reconhecimento está dentro de Autoestima, junto com respeito, status.

QUESTÃO CERTA: A palavra motivação refere-se ao impulso que leva à ação, seja ele interno ou externo. Nesse sentido, em um ambiente de trabalho, pode-se identificar a motivação intrínseca dos colaboradores, bem como a motivação extrínseca, sendo esta última gerada, na maioria dos casos, por processos de: reforço e punição.