Liderança Situacional de Tannenbaum e Schmidt

0
2058

Última Atualização 8 de janeiro de 2021

QUESTÃO CERTA: Em sua proposição de liderança situacional, Tannenbaum e Schmidt propuseram três critérios para avaliar uma situação de liderança em uma tarefa. Estes critérios seriam: O próprio líder, os liderados e a situação da tarefa (clima organizacional, tempo).

QUESTÃO CERTA: A teoria sobre liderança que propõe considerar características do líder, dos liderados e do clima organizacional, propostas por Tannenbaum e Schmidt, na avaliação de uma prática de liderança é a: situacional de liderança.

Para Tannenbaum e schmidt, precursores da teoria situacional, a liderança é um fenômeno situacional que se baseia em três aspectos: forças do líder, forças nos subordinados e forças na situação.

  • Forças no líder: existente nas características pessoais do líder (facilidade de comunicação, vontade de delegar, etc).

    Advertisement
  • Forças nos subordinados: Presente nas suas características, sua necessidade de autonomia, desejo de assumir responsabilidade, etc.).

  • Forças na situação: Existente nas condições dentro das quais a liderança é exercida (estrutura organizacional, ambiente de trabalho, cultura, clima organizacional, etc.).

QUESTÃO CERTA: O estilo de liderança situacional — analisado pelos modelos de liderança de Tannebaum e Schimidt, Fiedler e Hersey- Blanchard — caracteriza-se pelo equilíbrio entre a efetividade da execução da tarefa e a satisfação da equipe.