Última Atualização 11 de outubro de 2022
CEBRASPE (2006):
QUESTÃO CERTA: Estrutura organizacional é o arcabouço visível que, formal e informalmente, estabelece a hierarquia e o desempenho de cada pessoa em relação a todas as demais pessoas do grupo, servindo para promover a coordenação, uma vez que também define as relações interpessoais nos vários níveis e nas várias divisões.
SUGEP (2019):
QUESTÃO CERTA: Estrutura organizacional é um conceito da área de Administração e Gestão de Empresas. Trata da forma como a empresa é organizada em torno da divisão de atividades e recursos, com fins de cumprir os objetivos da companhia. A estrutura organizacional formal é representada pelo organograma e segue estritamente as relações hierárquicas e por departamentos, como previstas.
FAURGS (2018):
QUESTÃO CERTA: Estrutura organizacional é o conjunto ordenado de responsabilidades, autoridades, comunicações e decisões das unidades organizacionais de uma empresa.
FGV (2018):
QUESTÃO CERTA: A estrutura organizacional é representada pelo organograma, no qual se encontram diversas informações, como a divisão do trabalho, a cadeia de com ando e a comunicação organizacional.
COPERVE (2018):
QUESTÃO CERTA: A estrutura organizacional é um meio complexo de controle que é continuamente produzido e recriado em interação e que, ainda assim, modela essa interação. Por isso, afirma-se que as estruturas organizacionais são constituídas e constitutivas.
COVEST-COPSET (2017):
QUESTÃO CERTA: A departamentalização é um componente da estrutura organizacional.
Instituo AOCP (2016):
QUESTÃO CERTA: Uma estrutura organizacional é uma forma de atribuir tarefas e de especializar os blocos de trabalho da organização. Assinale a alternativa que apresenta a base utilizada no processo de organizar as tarefas em blocos de trabalho: Critérios de departamentalização.
IBFC (2018):
QUESTÃO CERTA: Estrutura organizacional é o conjunto ordenador de responsabilidades, autoridades, comunicações e decisões das unidades organizacionais de uma organização. É a forma pela qual as atividades são divididas, organizadas e coordenadas, provocando impactos na cultura organizacional.