Última Atualização 28 de dezembro de 2021
QUESTÃO CERTA: A estrutura organizacional define como as tarefas são distribuídas, agrupadas e coordenadas.
QUESTÃO CERTA: A designação de responsabilidade para pessoas é a forma mais simples de estrutura organizacional.
COMPONENTES DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
• Sistema de Responsabilidade;
• Sistema de Autoridade;
• Sistema de Comunicações;
A questão narrou uma estrutura composta apenas de sistema de responsabilidade.
Resposta: Certo.
QUESTÃO CERTA: A estrutura organizacional demonstra os níveis de responsabilidade e de autoridade das pessoas e como devem ser tomadas as decisões nas organizações. É por meio dela que as empresas apresentam como a comunicação ocorre internamente.
Citou os três componentes da estrutura organizacional. Sistema de responsabilidade, sistema de autoridade e sistema de comunicações. Portanto, correta.
QUESTÃO CERTA: A estrutura organizacional é o conjunto de responsabilidades, autoridades, comunicações e decisões das unidades organizacionais.
CEBRASPE (2021):
QUESTÃO ERRADA: Os dois componentes básicos de uma estrutura organizacional são sistema de atividade e sistema de autoridade.
As estruturas organizacionais são compostas por três componentes, segundo Drucker (1962, v. 2, p. 11): sistema de responsabilidade, sistema de autoridade e sistema de comunicações.
Sistema de responsabilidade: Responsabilidade é a obrigação de alguém em realizar algo para outrem.
Sistema de autoridade: amplitude administrativa e controle; níveis hierárquicos; delegação de poderes; centralização ou descentralização.
Sistema de comunicações: O que, como, quando, de quem, para quem, comunicar.
QUESTÃO ERRADA: A estrutura organizacional é a configuração vertical e horizontal de tarefas, autoridade e cargos, e sua representação é feita por meio da departamentalização.
QUESTÃO CERTA: A estrutura organizacional influencia significativamente a performance da organização.
Sim, até porque a estrutura segue a estratégia da organização.
QUESTÃO CERTA: A estrutura organizacional ajusta-se continuamente às estratégias da organização.
Sim. Estrutura segue a estratégia da organização.
QUESTÃO CERTA: A estrutura organizacional especifica os papéis, as relações e os procedimentos organizacionais que possibilitam uma ação coordenada de seus membros.
QUESTÃO CERTA: O administrador possui como uma de suas atribuições realizar o desenvolvimento, avaliação e implantação de estruturas organizacionais. Esse trabalho promove maior eficiência da organização, além de outros benefícios. Dentro dos sistemas a serem analisados, existe o conceito de amplitude de controle. Identifique e assinale a alternativa que apresenta esse conceito na análise da estrutura organizacional: Sistema de autoridade.
COMPONENTES DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
• Sistema de Responsabidade;
• Sistema de Autoridade;
• Sistema de Comunicações.
Sistemas de Autoridade, constituído por:
– amplitude administrativa ou de controle;
– níveis hierárquicos;
– delegação; e
– centralização ou descentralização.
Ao descer do nível Hierárquico mais alto para o nível hierárquico mais baixo, a amplitude de autoridade vai diminuindo até chegar no limite mínimo.
– Amplitude de controle: Número de subordinados que um chefe pode supervisionar pessoalmente, de maneira efetiva e adequada.
– Níveis Hierárquicos: Representam um conjunto de cargos na empresa com um mesmo nível de autoridade.
– Delegação: Transferência de determinado nível de autoridade de um chefe para seu subordinado, fazendo com que ele esteja comprometido com a execução da tarefa delegada.
– Centralização ou descentralização: É a maior concentração do poder decisório na alta administração de uma empresa. Já a descentralização é a menor concentração do poder decisório na alta administração da empresa, sendo, portanto, mais distribuído por seus diversos níveis hierárquicos.
QUESTÃO CERTA: O sistema de autoridades, um dos componentes da estrutura organizacional de uma instituição, é resultado da distribuição hierárquica do poder.
QUESTÃO CERTA: Em uma organização formal, a estrutura organizacional corresponde ao estabelecimento da linha de autoridade e da linha responsabilidade.
QUESTÃO ERRADA: A responsabilidade, definida como o direito de dar ordens ao ocupante de cargo administrativo, objetiva a execução correta do trabalho.
Parte superior do formulário
Não é a Responsabilidade, mas sim a AUTORIDADE (direito de dar ordens).
QUESTÃO CERTA: Segundo os princípios de administração, a contrapartida da autoridade é a: responsabilidade.
Autoridade = dar ordens
Responsabilidade = acatar ordens.
” O termo “autoridade” pode ser definido como “poder legítimo”, “direito de mandar”, ou seja, é o direito de mandar e ser obedecido. Já a “responsabilidade” consiste numa consequência da autoridade, atribuindo a obrigação de responder pelas ações próprias e dos outros. ”
QUESTÃO CERTA: Quanto à organização de uma empresa, a que se refere a configuração vertical e horizontal de departamentos, autoridades e cargos? Estrutura organizacional.
QUESTÃO CERTA: Enquanto as características estruturais afetam indiretamente o comportamento, as características de estruturação se relacionam com políticas e abordagens utilizadas para prescrever diretamente o comportamento de gerentes e de funcionários. A segunda categoria de estrutura inclui centralização, padronização, formalização e: especialização.
Elementos da estrutura organizacional:
1) especialização do trabalho;
2) departamentalização;
3) cadeia de comando;
4) amplitude do controle;
5) centralização e descentralização;
6) formalização.
QUESTÃO CERTA: As características estruturais se relacionam com o formato básico e com a aparência da hierarquia de uma organização. O formato de uma hierarquia é determinado por sua verticalização, sua amplitude de controle e: seu tipo de departamentalização.
QUESTÃO CERTA: A estrutura de uma organização é definida por sua composição hierárquica, sua departamentalização e seus sistemas de comunicação, coordenação e integração.
Estrutura Organizacional é a maneira pela qual as atividades da organização são divididas.
– Conjunto de tarefas formais atribuídas;
– Relações de subordinação;
– Comunicação para assegurar a coordenação.