Análise de estrutura – Peter Drucker

0
1221

Última Atualização 8 de janeiro de 2021

QUESTÃO CERTA: A estrutura de uma organização é o arranjo de seus elementos constitutivos, ou seja, a forma como estão integrados e se apresentam os componentes de uma empresa. De acordo com o modelo proposto por Peter Drucker, as variáveis envolvidas na análise de estrutura devem ser: análise das atividades, análise das decisões e análise das relações.

Peter Drucker, apresentando um modelo de estudo de estrutura, entende que o mesmo deveria envolver as seguintes variáveis:

Análise de atividades: qual o trabalho que se deve fazer? Quais os tipos de trabalho que podem ser reunidos? Qual a importância que deve ter cada atividade na estrutura da organização;

Análise de decisões: mostra qual a estrutura de alta administração necessitada pela empresa e qual a autoridade e responsabilidade que devem ter os diferentes níveis de gerência operacional;

Análise das relações: a tendência de só analisar o trabalho do chefe apenas em função das atividades que dirige, isto é, de cima para baixo, é um erro. Deve ser analisada, de início, a contribuição que sua atividade deve dar à unidade maior da qual é parte. As relações de baixo para cima devem ser analisadas primeiramente. Também devem ser analisadas as relações laterais.

Advertisement

QUESTÃO CERTA: O estudo para determinar a estrutura organizacional necessária compreende: análise das atividades, análise das decisões e análise das relações entre as unidades organizacionais.

QUESTÃO CERTA: Uma análise focalizada na estrutura organizacional preocupa-se com a rede interna de relações entre as partes que compõem a organização como um todo, bem como com a definição de princípios universais para o bom funcionamento da organização em questão.