Quais São os Papéis do Administrador?

0
1817

Última Atualização 15 de julho de 2021

Quais São os Papéis do Administrador? Você sabe? Os papéis gerenciais de Mintzberg são muito cobrados em provas. É importante memorizá-los.

Esses papéis podem ser classificados em: interpessoais, informacionais e decisórios.

Interpessoais  – Envolvem as relações dos administradores com outras pessoas, sejam membros da organização ou indivíduos e grupos externos a esta. Estão relacionados com a forma como o administrador interage e influencia os outros, e incluem os papéis de símbolo ou de representação, de líder e de elemento de ligação.

  • Símbolo (ou representação): representa a organização em cerimônias e solenidades, assinatura de documentos legais e acompanhamento de visitantes.
  • Líder: dirige e motiva as pessoas, treina, aconselha, orienta e se comunica com os subordinados, levando-os à realização dos objetivos.
  • Elemento de Ligaçãodesenvolve redes de relacionamentos, dentro e fora da organização, que permitem o intercâmbio de informação.

Informacionais – Envolvem a coleta, o processamento e a comunicação de informações e representam um dos aspectos mais importantes no trabalho de um administrador.

  • Monitor: manda e recebe as informações, lê revistas e relatórios e mantém contatos pessoais. Coleta e análise da informação sobre a organização e seu ambiente.
  • Disseminador: envia informações para sua equipe por meio de redes de comunicação interna.
  • Porta-voz: Transmite informações (estratégias, políticas, atividades e resultados da organização) para o ambiente externo.

Decisórios: Considerada a essência do trabalho de um administrador. Estão relacionados com a forma como o administrador utiliza a informação em suas decisões.

  • Empreendedor: identifica oportunidades e novas ideias, inicia projetos, assume riscos, delega responsabilidades.
  • Solucionador de Conflitos: resolve conflitos entre subordinados, toma ação corretiva em disputas ou crises, adapta o grupo a crises e a mudanças.
  • Administrador de Recursos: alocador de recursos organizacionais, decide a quem atribuir recursos. Programa, orça e estabelece prioridades em função dos objetivos e necessidades.
  • Negociador: representa os interesses da organização em negociações com sindicatos, vendas, compras ou financiamentos.

FGV (2015):

QUESTÃO CERTA: O diretor de uma empresa afirmou que a maior parte de seu tempo é dedicada à participação em reuniões com stakeholders externos e entrevistas à mídia, informando sobre as atividades, políticas e resultados da organização. O diretor desempenha, principalmente, um papel informacional, de porta-voz.

FGV (2017):

QUESTÃO CERTA: Um gerente responsável por um projeto de inovação tecnológica relatou que a maior parte das suas atividades refere-se à manutenção e ao desenvolvimento de intercâmbios com instituições e redes de pesquisa no Brasil e no exterior, especialmente via contatos com pesquisadores. O gerente desempenha, essencialmente, um papel: interpessoal, de elemento de ligação.

AOCP (2017):

QUESTÃO CERTA: A tarefa dos gerentes quanto ao fluxo de informações abrange todos os aspectos do processo gerencial. Assinale a alternativa que apresenta como os gerentes utilizam a informação no desempenho de seus papeis decisórios.

a) A informação é usada para aprimorar o ambiente organizacional, melhorar a integração e interação pessoal. Isso é interpessoal. 

b) A informação é usada para obter resultados mais imediatos, desempenho amplificado e soluções de problemas. Isso é informacional.

c) A informação é usada para agilizar o processo de planejamento, comunicação continuada e coordenação. Isso é informacional. 

d)  A informação é usada para empreendedorismo, alocação de recursos, tratamento de distúrbios e negociação. Isso sim é decisório. 

e) A informação é usada para o exercício da representação, motivação, relacionamentos e liderança. Isso é interpessoal. 

FCC (2017):

QUESTÃO CERTA: A informação é o insumo básico para as tomadas de decisão pelos administradores, assim sendo, receber e comunicar informações são os aspectos mais importantes no trabalho do dirigente. Neste contexto, pode-se destacar dois importantes papéis desempenhados pelos administradores para manter o bom funcionamento das organizações, são eles: papéis informacionais e papéis decisórios. É considerado um papel decisório exercido pelo administrador o de ser: negociador.

CEBRASPE (2013):

QUESTÃO CERTA: Os gestores desempenham importante papel nas organizações, atuando como canal central de comunicação no processamento de informações e no compartilhamento de informações internas e externas ao ambiente organizacional com os seus subordinados.

CCV-UFC (2012):

QUESTÃO CERTA: As atividades desenvolvidas por administradores são agrupadas em três categorias que representam os papéis gerenciais, os quais podem ser classificados como: papéis interpessoais, papéis informacionais e papéis decisórios. Assinale a alternativa que representa corretamente a relação entre a ação e o papel gerencial ao qual corresponde: Adaptar o grupo a crises e tomar ações corretivas em disputas são exemplos de ações relacionadas aos papéis decisórios.

FGV (2019):

QUESTÃO CERTA: Um funcionário que ocupava um cargo de supervisor na área de recursos humanos de uma organização de grande porte dedicava boa parte do seu tempo à distribuição, entre os membros da sua equipe, das atividades e dos recursos necessários à sua realização. Ao ser promovido ao cargo de gerente, passou a se dedicar à representação da organização em negociações com sindicatos. O papel desempenhado pelo funcionário como supervisor e o papel desempenhado como gerente são, respectivamente: decisório, de administrador de recursos; decisório, de negociador.

Advertisement

PAPÉIS INTERPESSOAIS

Figura de proa. O gerente age como um símbolo e representante (relações públicas) da organização neste papel, que está presente em certo número de tarefas, nenhuma delas envolvendo significativamente o processamento de informações ou a tomada de decisões.

Líder. “Ao analisar as atividades que constituem o papel de líder, devemos notar que a liderança permeia todas as atividades; sua importância seria subestimada se a julgássemos em termos da proporção das atividades gerenciais que estão estritamente relacionadas com a liderança.”

Ligação. O papel de ligação envolve a teia de relacionamentos que o gerente deve manter, principalmente com seus pares, e nos quais ele vincula sua equipe com outras, a fim de fazer o intercâmbio de recursos e informações que lhe permitem trabalhar.

PAPÉIS DE INFORMAÇÃO

Monitor. O papel de monitor é aquele que o gerente desempenha quando recebe ou procura obter informações que lhe permitem entender o que se passa em sua organização e no ambiente. Este papel envolve a necessidade e a capacidade de lidar com uma grande variedade de fontes de informação, que vão desde a literatura técnica até a “rádio peão”.

Disseminador. O papel de monitor tem o complemento da disseminação da informação externa para dentro da organização, e da informação interna de um subordinado para outro.

Porta-voz. Enquanto o papel de disseminador está relacionado com a transmissão de fora para dentro, o papel de porta-voz envolve o inverso – a transmissão de informação de dentro para o ambiente da organização.

PAPÉIS DE DECISÃO

Entrepreneur. Como entrepreneur (empreendedor), “o gerente atua como iniciador e planejador da maior parte das mudanças controladas em sua organização”, isto é, aquelas mudanças desejadas pelo próprio gerente, que podem incluir melhoramentos na organização e a identificação e o aproveitamento de oportunidades de novos negócios, entre outras iniciativas.

Controlador de distúrbios. Os distúrbios, ao contrário das mudanças controladas, são aquelas situações que estão parcialmente fora do controle gerencial, como os eventos imprevistos, as crises, ou os conflitos. Para lidar com estas situações, o gerente desempenha o papel de controlador de distúrbios.

Administrador de recursos. “A alocação de recursos é o coração do sistema de formulação de estratégias de uma organização”. O papel de administrar recursos, que é inerente à autoridade formal, está presente em praticamente qualquer decisão que o gerente tome.

Negociador. “De vez em quando, a organização encontra-se em grandes negociações que fogem da rotina, com outras organizações ou indivíduos. Frequentemente, é o gerente quem lidera os representantes de sua organização” nessas negociações, que podem lidar com sindicatos, clientes, credores ou empregados individuais, entre outras possibilidades.

QUESTÃO CERTA: Um vereador responsável por um projeto de criação de uma escola relatou que a maior parte das suas atividades refere-se a divulgar para a sociedade o que ocorre dentro do projeto, como, por exemplo, o andamento das obras. O vereador desempenha, essencialmente, um papel: de informação, como porta-voz.