Última Atualização 20 de janeiro de 2022
O Que É Manual da Organização? O Que É Manual de Políticas e Diretrizes? Você sabe a diferença entre os dois? Os tipos de manuais podem variar, a depender das diferentes necessidades da organização:
Manual de organização: também chamado de manual de funções ou regimento interno, tem por finalidade enfatizar e caracterizar os aspectos formais das relações entre os diferentes departamentos – ou unidades organizacionais-, bem como estabelecer e definir os deveres e as responsabilidades correlacionados a cada uma das unidades organizacionais (competências).
Manual de políticas e diretrizes: Uma política ou diretriz pode ser definida como parâmetro para a tomada de decisão. Portanto, esse manual deve conter a descrição detalhada e completa das políticas que devem ser seguidas pelos executivos e funcionários no processo de tomada de decisões que levam aos objetivos estabelecidos.
CEBRASPE (2015):
QUESTÃO ERRADA: No manual de organização, também conhecido como manual de política, são expostos os vários limites de alçada relativos à descentralização decisória da organização.
A associação entre manual de organização e manual de política está incorreta, pois possuem finalidades distintas.
FGV (2016):
QUESTÃO CERTA: O Manual de Organização de uma empresa: estipula os direitos e deveres de cada departamento, bem como retrata o nível hierárquico dos cargos.
CEBRASPE (2004):
QUESTÃO CERTA: Uma organização recém-criada, produtora de sapatos populares, está idealizando sua estrutura administrativa e operacional. Para tanto, iniciou a elaboração de manuais destinados a documentar, orientar e fixar procedimentos para os aspectos técnicos e administrativos. Entre os manuais relativos aos procedimentos técnicos, incluem-se os: de manutenção de máquinas e equipamentos e de processos de produção.
Procedimentos técnicos estão relacionados ao plano operacional. Portanto, não há que se falar em estrutura organizacional, política e diretrizes.