Última Atualização 19 de janeiro de 2022
A teoria da burocracia, proposta por Max Weber, é sustentada pelo tripé racionalidade, impessoalidade e profissionalismo;
1 – Caráter legal das normas e regulamentos: baseada em legislação própria. Regras e normas previamente estabelecidas;
2 – Caráter formal das comunicações: por escrito, para registrar os fatos;
3 – Caráter racional e divisão do trabalho: voltada para a eficiência das organizações. Ha uma clara distinção das atribuições de cada cargo;
4 – Impessoalidade das relações: relações se dão entre cargos, não entre pessoas;
5 – Hierarquia e autoridade: top-down;
6 – Rotinas e procedimentos padronizados: o ocupante de um cargo faz tarefas pré-estabelecidas;
7 – Competência técnica e meritocracia: escolha baseada no mérito e na competência técnica, não em preferências pessoais;
8 – Especialização da administração: separa a propriedades (meios de produção) e a administração (corpo diretivo);
9 – Profissionalização dos participantes: os funcionários são profissionais especializados, que ocupa um cargo;
10 – Completa previsibilidade do funcionamento: comportamento dos membros perfeitamente previsível, de acordo com as normas pré-estabelecidas.
CEBRASPE (2004):
QUESTÃO CERTA: As principais características da burocracia são a formalidade, a impessoalidade e o profissionalismo.
FUNCAB (2016):
QUESTÃO CERTA: A função controle é mais marcante na abordagem: burocrática.
CEBRASPE (2008):
QUESTÃO ERRADA: A administração pública burocrática não possui vantagem fundamental, de modo que não é indicada a sua utilização em organização pública.