Última Atualização 17 de fevereiro de 2022
QUESTÃO CERTA: Situação hipotética: O gerente de recursos humanos de uma instituição educacional reuniu-se com todo o corpo docente em um auditório para comunicar as novas diretrizes educacionais. Tendo em vista que o auditório era muito amplo, as pessoas que ocupavam as cadeiras localizadas no fundo do auditório não entenderam claramente as diretrizes informadas pelo gerente. Assertiva: Nessa situação, houve uma barreira física que prejudicou o processo de comunicação.
QUESTÃO CERTA: Nas organizações, as mensagens devem alcançar seu receptor de maneira correta e compreensível, portanto as organizações devem estar atentas às possíveis barreiras que possam afetar o sistema de comunicação.
QUESTÃO ERRADA: Ao receber a mensagem do emissor, o receptor a compreende imediatamente, sem reagir nem julgar seu conteúdo ou forma de expressão.
Não há como afirmar que o receptor entendeu a mensagem corretamente ou não. E além do mais, ele irá sim julgar o conteúdo da mensagem, e dentro desse julgamento, ainda existem 6 barreiras da comunicação que podem influenciar a forma como ele interpreta o conteúdo da mensagem. São elas:
1) Filtragem: informação distorcida
2) Percepção Seletiva: interpreta conforme seu interesse
3) Excesso de informação: pode tornar-se um ruído
4) Emoções: influenciam diretamente na interpretação da mensagem
5) Linguagem: diferentes significados para as mesmas palavras (jargões, gírias etc)
6) Apreensão ou ansiedade: dificulta a comunicação
QUESTÃO ERRADA: No atendimento ao público, a comunicação é facilitada pela natureza da linguagem, visto que o servidor e o público naturalmente buscam a precisão do significado das palavras escolhidas para expressar um pensamento e prestar uma informação.
QUESTÃO CERTA: Um servidor pergunta ao seu supervisor acerca de um rumor que ouvira, entre os demais servidores, a respeito de o departamento ser transferido de um prédio no centro para uma instalação terceirizada no subúrbio da cidade, a mais de 10 quilômetros de distância da localização atual. O supervisor sabe que o rumor é verdadeiro, mas prefere não confirmar essa informação com receio que isso pudesse interferir no clima do departamento. Ele apenas comentou que desconhecia tal situação. Desse modo, o supervisor empregou uma barreira à comunicação denominada: filtragem.
QUESTÃO CERTA: A Diretoria Financeira de determinada empresa detectou forte redução do faturamento nos últimos meses e resolveu adotar um programa de comunicação, direcionado a todos os colaboradores, inclusive das áreas de operação, tendo a seguinte mensagem: “os indicadores econômico-financeiros da companhia vêm apresentando trajetória de forte deterioração, colocando em risco os covenants assumidos junto a financiadores, o que exige de todos a adoção de medidas urgentes para incrementar a geração de caixa, melhorando, assim, a margem EBITDA dos próximos trimestres”. Referida mensagem: contém barreiras à comunicação, especialmente em função da não adoção de linguagem comum a todos os envolvidos.
QUESTÃO CERTA: Excesso de mensagens, linguagem inadequada utilizada pelo emissor, desatenção e falta de preparo do receptor são exemplos de ruídos e interferências na comunicação, que podem comprometer a interpretação adequada de uma mensagem pelo seu receptor.
QUESTÃO CERTA: Um empregado, ao realizar a modificação de uma orientação para acesso às dependências da empresa, gera uma barreira ao processo de comunicação denominada distorção.
QUESTÃO CERTA: O processo de comunicação pode sofrer influências de barreiras que servem como obstáculos ou resistências à comunicação entre as pessoas. Assim, algumas variáveis intervêm no processo de comunicação e afetam profundamente, fazendo com que a mensagem tal como é enviada se torne diferente da mensagem tal como é recebida. A seguir, informações dos três tipos de barreiras que ocorrem na comunicação humana segundo Chiavenato (2009).
I. Barreiras pessoais: são interferências que decorrem de limitações, emoções e valores humanos de cada pessoa. As mais comuns em situações de trabalho são os hábitos deficientes de ouvir, as emoções, as motivações, os sentimentos pessoais.
II. Barreiras físicas: são as interferências que ocorrem no ambiente em que decorre o processo de comunicação, como exemplo, ruídos estáticos na comunicação por telefone.
III. Barreiras semânticas: são as limitações ou distorções decorrentes dos símbolos por meio dos quais a comunicação é feita.
Está correto o que se afirma em: todas.
QUESTÃO CERTA: Nas relações de trabalho interpessoais, a comunicação organizacional pode enfrentar barreiras físicas, fisiológicas, semânticas e psicológicas. No ambiente organizacional, são encontradas, ainda, barreiras que envolvem processos administrativos e burocráticos, decorrentes do excesso de informações e de comunicações fragmentadas ou distorcidas.
São barreiras à comunicação:
Barreiras mecânicas ou físicas
Aparelho de transmissão, como o barulho, ambiente e equipamentos inadequados. A comunicação é bloqueada por fatores físicos.
Barreiras fisiológicas
Dizem respeito aos problemas genéticos ou de má-formação dos órgãos vitais da fala.
Barreiras semânticas
São as que decorrem do uso inadequado de linguagem não comum ao receptor ou a grupos visados.
Barreiras psicológicas
São os preconceitos e estereótipos que fazem com que a comunicação fique prejudicada.
Barreiras pessoais
As pessoas podem facilitar ou dificultar a comunicação. Tudo irá depender da personalidade de cada um, do estado de espírito, das emoções, dos valores etc.
Barreiras administrativas/burocráticas
Decorrem das formas como as organizações atuam e processam as informações.
CEBRASPE (2005):
QUESTÃO CERTA: O processo de filtragem na comunicação é caracteristicamente a manipulação da informação de um emissor para que seja vista mais favoravelmente pelo receptor.
FGV (2021)
QUESTÃO CERTA: O Diretor Financeiro da startup R2P2, após analisar os relatórios financeiros da empresa, percebe que, provavelmente, a empresa terá que declarar falência até o fim do ano. Ao relatar essa informação ao CEO, com medo da reação do chefe, decide, intencionalmente, amenizar a mensagem, informando que, embora a situação não seja boa, tem certeza de que a R2P2 irá se recuperar. Considerando as barreiras à comunicação, evidencia-se, na situação, um exemplo de: filtragem.
FGV (2021):
QUESTÃO CERTA: Durante a pandemia da Covid-19, um chefe de departamento da Prefeitura de Paulínia marcou uma reunião com subordinados por meio de chamada de vídeo. No horário marcado, no entanto, um dos participantes não conseguiu interagir em razão de falhas no seu microfone, fazendo com que a reunião fosse adiada. Assinale a opção que indica o tipo de barreira de comunicação que ocorreu na situação apresentada: Física.
FGV (2021):
QUESTÃO CERTA: Em uma organização, uma funcionária da área de RH foi recentemente promovida e recebeu a responsabilidade de coordenar um novo projeto. Na última reunião da área, seu chefe perguntou por que ela não havia respondido a um e-mail enviado para todos os colaboradores, sobre marcação de férias. A funcionária respondeu: “Estou tão focada no novo projeto que só tenho prestado atenção nas mensagens sobre esse assunto; não percebi o prazo para envio da resposta”. A barreira à comunicação que melhor explica o que pode ter havido é: percepção seletiva.