Última Atualização 16 de fevereiro de 2022
QUESTÃO CERTA: O BSC (balanced scorecard) preserva a mensuração de resultados financeiros e agrega como perspectivas não financeiras para a descrição de estratégias e para a criação de valor as perspectivas do cliente, interna e de aprendizado e crescimento.
Segundo Chiavenato (2012), o BSC é um método de administração focado no equilíbrio organizacional e baseia-se em 4 perspectivas:
1. Finanças
2. Clientes
3. Processos internos e
4. Aprendizagem/crescimento organizacional
QUESTÃO CERTA: A perspectiva clientes do balanced scorecard considera, entre outros aspectos, a relação dos níveis de satisfação e retenção dos clientes com a percepção deles em relação à organização.
QUESTÃO CERTA: A identificação de fatores como tempo, qualidade, desempenho e serviço é importante na concepção dos clientes, de acordo com o BSC.
QUESTÃO ERRADA: Os processos de inovação, que compõem a cadeia de valor genérico para a construção da perspectiva dos processos internos de uma organização, estão relacionados com a identificação do mercado e a geração de produtos e serviços.
O erro está em dizer que a identificação do mercado está contida nos processos internos, quando, na verdade, pertence à perspectiva dos clientes.