Princípios da Administração Científica

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Última Atualização 27 de janeiro de 2022

Dentre a profusão de princípios defendidos pelos autores da Administração Científica, os mais importantes são:

Planejamento – Substituir a improvisação por métodos baseados em procedimentos científicos.

Preparo – Selecionar cientificamente os trabalhadores de acordo com suas aptidões e prepará-los e treiná-los para produzirem mais e melhor, de acordo com o método planejado. Preparar máquinas e equipamentos em um arranjo físico e disposição racional.

Controle – Controlar o trabalho para se certificar de que está sendo executado de acordo com os métodos estabelecidos e segundo o plano previsto.

Execução – Distribuir atribuições e responsabilidades para que a execução do trabalho seja disciplinada.

QUESTÃO CERTA: Um dos princípios no qual Taylor fundamentou sua teoria consiste na ideia de que a seleção de empregados deveria se dar com base em métodos científicos para que uma tarefa a ser realizada ficasse a cargo de alguém mais bem habilitado.

Correto. Vejamos o que diz Chiavenato (2004, p. 68) sobre a administração científica, formulada por Taylor:

“Os engenheiros da Administração Científica achavam que os estudos dos tempos e movimentos permitiam a determinação do melhor método de trabalho e que, juntamente com a seleção científica do trabalhador e com os cuidados para evitar a fadiga humana, proporcionariam um padrão de produção mais elevado e que, coadjuvado por uma supervisão do tipo funcional, com um plano de incentivo salarial e condições ambientais adequadas de trabalho conduziriam à máxima eficiência possível e, portanto, a maiores lucros e maiores salários.”

QUESTÃO CERTA: Uma organização pública que se estruture de modo a privilegiar a ênfase nas tarefas, na descrição clara dos processos, na previsibilidade, na premiação de empregados mediante remuneração variável, sem atentar muito para aspectos de autorrealização dos colaboradores, de meritocracia ou características do ambiente, alinha-se aos princípios da teoria da administração denominada: administração científica.

1902 – Administração Científica (Frederick Taylor)

O ser humano como uma parte da máquina, foco na produtividade, Estudo dos Tempos e Movimentos.Ênfase nas Tarefas, uma boa administração deve pagar salários altos, e ter baixos custos de produção. A administração deveria aplicar métodos de pesquisas, para determinar a melhor maneira de executar tarefas.

1906 – Teoria da Burocracia (Max Weber)

Divisão do Trabalho,Especialização,Meritocracia,Divisão em equipes menores,regras – normas e procedimentos,diminuição da corrupção.

1916 – Teoria da Adm. Clássica (Henri Fayol)

Departamentalização, Funções do administrador (planejamento, direção, organização, controle e avaliação), Divisão do trabalho, Autoridade, Disciplina, Unidade de comando,Unidade de direção, Subordinação dos interesses individuais (ao interesse geral),Remuneração, Centralização (ou Descentralização),Linha de Comando (Hierarquia), Ordem,Equidade, Estabilidade dos funcionários, Iniciativa,e  Espírito de equipe.

1932 – Teoria das Relações Humanas (Elton Mayo)

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Motivação do ser humano, grupos formais x grupos informais, Estudos de Hawthorne, a integração social e comportamento social dos empregados; as necessidades psicológicas e sociais e a atenção para novas formas de recompensa e sanções não-materiais; o despertar para as relações humanas dentro das organizações; a ênfase nos aspectos emocionais e não-racionais do comportamento das pessoas;

1951 – Teoria dos Sistemas (Bertalanfy)

Organizações como sistemas abertos, influencias do mundo ao redor, influenciar o mundo a sua volta, efeito borboleta, visão sistêmica ou holística; os sistemas existem dentro de sistemas; as funções de um sistema dependem de sua estrutura. Entropia (nível de desorganização) – todo sistema sofre deterioração;

1972 – Teoria da Contingência (Chandler e cia)

Foco na Tecnologia. Agrega as características positivas das teorias anteriores. Nada é absoluto, tudo é relativo. Estrutura e hierarquia organizacional flexível e adaptável. Os cargos são continuamente modificados e redefinidos. Descentralização das decisões. Amplitude de comando do supervisor. Maior confiabilidade nas comunicações informais. Predomínio da interação lateral e horizontal.

QUESTÃO ERRADA: A abordagem em que está contida a teoria proposta por Fayol é a ideal para a administração de uma organização em um cenário de mudanças e instabilidade.

”A abordagem em que está contida a teoria proposta por CHANDLER é a ideal para a administração de uma organização em um cenário de mudanças e instabilidade.” AGORA SIM ESTÁ CERTO!

   – CONSTÂNCIA E ESTABILIDADE: TEORIA CLÁSSICA  —> FAYOL.

   – MUDANÇAS E INSTABILIDADE: TEORIA CONTINGENCIAL  —> CHANDLER.

CEBRASPE (2006):

QUESTÃO CERTA: O princípio de planejamento idealizado pela administração científica é, de modo geral, um germe da atual função administrativa de planejar.