Novos keynesianos

0
346

Última Atualização 13 de janeiro de 2021

QUESTÃO CERTA: De acordo com o arcabouço teórico dos novos keynesianos, as políticas fiscal e monetária podem afetar o produto no curto prazo, devido à rigidez nominal de preços.

Schimidt (2015) escreveu:

“Para os novos keynesianos, como existe rigidez de preço, pelo menos no curto prazo, a moeda terá efeito real e, portanto, não será neutra. Suponha, por exemplo, que os salários nominais sejam rígidos (foram formulados com base em preços esperados, no início do período). Quando os preços aumentam acima do esperado, em virtude de uma política monetária expansionista, as firmas irão contratar mais trabalhadores, pois o salário real estará em queda (uma vez que existe rigidez no salário nominal). Logo, o produto aumentará.”

Advertisement

 SCHMIDT, Cristiane Alkmin Junqueira et al (Org.). Macroeconomia: questões comentadas das provas de 2006 a 2015. 5. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015. 392 p. (Questões Anpec).

QUESTÃO ERRADA: Os novos keynesianos consideram que a rigidez nominal dos preços é responsável pela explicação dos ciclos econômicos, mas não esperam que as imperfeições informacionais tenham esse efeito sobre os ciclos.