Última Atualização 23 de março de 2021
QUESTÃO ERRADA: A respeito da situação de um consumidor que possua uma função utilidade u(x) = √x e nível de riqueza w = 10 unidades e das decisões em um ambiente de risco, julgue o item subsequente. O coeficiente de aversão absoluta ao risco é igual a 2.
u'(x) = 1/2*X^(-1/2)
e u”(x) = (-1/4)*X^(-3/2)
Como R(x) = -u”(x)/u'(x),
R(x) = (-1)*[-1/4*X^(-3/2)]/[1/2*X^(1/2)]
Manipulando algebricamente, e utilizando X = 10,
R(x) = 1/2*X^(-1) = 1/2 * 1/X = 1/2 * 1/10 = 1/20 = 0,05
QUESTÃO CERTA: Considerando a função utilidade u(x) = – e-αx + ß para todo α > 0 e que ß seja uma constante qualquer, julgue o próximo it em, relativos ao comportamento do indivíduo em relação ao risco.
O coeficiente de aversão absoluta ao risco desse agente é igual a rA(x, u) = α.
Dada uma função utilidade u duas vezes diferenciável, o coeficiente de aversão absoluta ao risco (r) pode ser calculado por:
r = – u”(x) / u'(x)
u'(x) = ae^(-ax)
u”(x) = – a^2 e^(-ax)
Assim, r = a
QUESTÃO CERTA: Considere decisões de investimento em um ambiente com risco, em que o agente possui a função utilidade de Bernoulli , e nível de riqueza igual a 5 unidades. Com base nessas informações, julgue o item seguinte.
O coeficiente de aversão absoluta ao risco é igual a 0,1.
Só calcular – f”(5) / f'(5) = 0.1
QUESTÃO ERRADA: Considerando a função utilidade u(x) = – e-αx + ß para todo α > 0 e que ß seja uma constante qualquer, julgue o próximo item, relativos ao comportamento do indivíduo em relação ao risco.
Em um nível de riqueza x = 10, o coeficiente de aversão relativa ao risco é igual a α/10.
Dada uma função utilidade u duas vezes diferenciável, o coeficiente de aversão relativa ao risco (r) pode ser calculado por:
r = – xu”(x) / u'(x)
u'(x) = ae^(-ax)
u”(x) = – a^2 e^(-ax)
Assim, r = ax. Quando x = 10, r = 10a