Axiomas da preferência do consumidor

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Última Atualização 13 de janeiro de 2021

QUESTÃO CERTA: Uma relação de preferência será racional se ela for transitiva e completa.

QUESTÃO CERTA: Uma preferência do consumidor é completa, reflexiva e transitiva.

Os axiomas das preferências do consumidor são:

Integridade ou exaustividade– Preferências completas, isso quer dizer que o consumidor é capaz de comparar duas cestas de bens;

Transitividade: as curvas de indiferença não se cruzam, isso porque, se a melhor que b e b melhor que c, então a deve ser melhor que c;

Monotonicidade: “Mais é melhor que menos”;

Reflexividade: convexidade/continuidade.

QUESTÃO CERTA: Se o estudo for considerado um bem, na situação em que o candidato estuda cinco horas e depois não consegue mais estudar, verifica-se a violação de ao menos um axioma das preferências do consumidor.

QUESTÃO CERTA: Considerando a restrição orçamentária linear do consumidor no espaço de bens, em que a quantidade do bem x é representada no eixo das abscissas, e a do bem y, no eixo das ordenadas, julgue o próximo item. Se os preços e a renda forem multiplicados pelo mesmo escalar positivo, então a utilidade do consumidor não será alterada.

Segundo Gregory Mankiw, a utilidade é uma medida abstrata da satisfação ou felicidade que um consumidor obtém ao adquirir um conjunto de bens. Assim, quando o preço dobra, mas o salário dobra também, o consumidor continua podendo adquirir a mesma quantidade de produtos. Logo, sua utilidade, ou felicidade, não foi alterada.

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É o que chamam de transformação monotônica em microeconomia.

QUESTÃO CERTA: Se o estudo for considerado um bem, na situação em que o candidato estuda cinco horas e depois não consegue mais estudar, verifica-se a violação de ao menos um axioma das preferências do consumidor.

Segundo Gregory Mankiw, os consumidores preferem consumir mais bens a menos bens; portanto se o estudo é um bem e o candidato não consegue mais consumir esse bem, ou seja, não consegue mais estudar, esse candidato está violando um axioma das preferências do consumidor.

Axioma “quanto mais melhor” a condição do consumidor. O axioma violado é a da monotonicidade, já que no caso em tela nem sempre mais do bem é melhor do que menos.