Última Atualização 17 de fevereiro de 2022
- Equipes de solução de problemas: seus integrantes trocam ideias ou apresentam soluções para o melhoramento dos processos e dos métodos de trabalho. Este tipo de equipe não tem autonomia para implementar as mudanças sugeridas.
- Equipes autogeridas: Essas equipes se ocupam da responsabilidade do controle coletivo sobre o ritmo de trabalho, distribuição de tarefas, organização das pausas e outros processos decisórios. Equipes autogeridas têm o poder de escolher até quem serão os seus membros.
- Equipes interfuncionais: são formadas por membros posicionados aproximadamente no mesmo nível hierárquico, mas atuando nas diferentes áreas de trabalho se juntam para realizar uma tarefa. Estas equipes constituem uma forma eficaz de resolução de problemas, permitindo que haja troca de informações, desenvolvimento de ideias e coordenação dos projetos.
- Equipes multifuncionais: Equipes formadas por trabalhadores de diferentes especialidades, mas com aproximadamente o mesmo nível organizacional, que se reúnem para realizar uma tarefa. Dubrin (2003) acrescenta que o propósito dessas equipes é juntar o talento de trabalhadores para desempenhar uma tarefa que necessite dessa combinação. Normalmente, essas equipes são formadas para desenvolvimento de novos produtos, melhoria da qualidade e redução de custos.
- Equipe de projetos: Os membros dessa equipe possuem como função projetar novos produtos/serviços para a empresa.
- Equipe Virtuais: No mundo globalizado, as empresas vêm buscando contratar profissionais situados em diferentes regiões do planeta. O avanço tecnológico do setor de telecomunicações, bem como o lançamento de novas ferramentas de colaboração têm contribuído para o surgimento desse fenômeno de formação de equipes virtuais. Essas equipes trabalham além das fronteiras organizacionais por meio de diversos canais de comunicação e ferramentas de compartilhamento fornecidos pela empresa, a saber: e-mail coorporativo, teleconferência, chat, repositório virtual, etc.
- Equipes de Alta Gerência: são formadas pelo grupo de executivos das organizações. São consideradas equipes, tendo em vista que as principais decisões são tomadas em colaboração, incluindo todos os membros da alta gerência.
- Equipe de força-tarefa: Essa equipe deve encontrar formas imediatas para resolver um problema detectado na empresa.
- Grupos de afinidade: São diferentes tipos de equipes, um grupo de envolvimento de empregados composto de trabalhadores que se reúnem regularmente.
FGV (2020):
QUESTÃO CERTA: Nas equipes autogerenciadas, é comum que a rede de comunicação seja do tipo “todos os canais”. Esse tipo de rede de comunicação é mais eficaz que a rede do tipo “cadeia” quando o foco está na: satisfação dos membros da equipe.
QUESTÃO CERTA: Um dos modelos para a formação de equipes pressupõe que elas sejam compostas por funcionários de vários departamentos e/ou de diferentes habilidades técnicas e funcionais. O nome correto desse tipo é equipe funcional: cruzada.
TIPOS DE EQUIPES NA PERSPECTIVA DE CHIAVENATO
1. Equipes funcionais cruzadas: são formadas por profissionais de diversos setores da empresa que se unem para buscar uma meta através de um mix de competências. São normalmente designadas para uma determinada tarefa.
2. Equipes de projetos: são equipes criadas fora da estrutura formal da empresa. Sua criação ocorre para um propósito especial, por exemplo, a criação de um novo produto. Exige criatividade e pessoas especializadas ara a tarefa. Geralmente se desfaz ao cumprimento da atividade designada.
3. Equipes autodirigidas: são compostas por pessoas altamente treinadas para desempenhar um conjunto de tarefas interdependentes dentro de uma unidade natural de trabalho. Os membros usam o consenso na tomada de decisão para desempenhar o trabalho, resolver problemas ou lidar com clientes internos ou externos.
4. Equipes de força-tarefa: designadas para a solução de um problema de ordem imediata. O grupo se reúne em busca de uma solução de longo prazo que possa resolver a situação inicial e que futuramente, possa ser implementada na organização.
5. Equipes de melhoria de processos: é um grupo de pessoas experientes de diferentes departamentos ou funções encarregadas de melhorar a qualidade, reduzir custos, incrementar a produtividade em processos que afetam todos os departam.
FGV (2017):
QUESTÃO CERTA: O gerente do departamento de contabilidade de um órgão público criou uma equipe de seis funcionários com a incumbência de descobrir formas de reduzir o tempo necessário para a realização de alguns processos do departamento. A equipe irá se reunir durante algumas horas por semana, por três meses, para avaliar a situação e apresentar propostas para redução dos prazos dos processos. Esse tipo de equipe é conhecido como: de resolução de problemas.
Equipe de solução de problemas
A equipe discute ideias e apresenta soluções para que o andamento dos processos possa ser aperfeiçoado. Nesse caso, os integrantes apenas apresentam possíveis mudanças e não têm autonomia para implementa-las.
Equipe de projetos
Os membros dessa equipe possuem como função projetar novos produtos/serviços para a empresa.
Equipes multifuncionais
Equipes formadas por trabalhadores de diferentes especialidades, mas com aproximadamente o mesmo nível organizacional, que se reúnem para realizar uma tarefa. Dubrin (2003) acrescenta que o propósito dessas equipes é juntar o talento de trabalhadores para desempenhar uma tarefa que necessite dessa combinação. Normalmente, essas equipes são formadas para desenvolvimento de novos produtos, melhoria da qualidade e redução de custos.
Equipes autogeridas
São grupos de trabalho cujos membros têm poder para desempenhar muitos deveres atribuídos anteriormente ao supervisor. As responsabilidades da autogestão incluem planejamento e cronograma de trabalho; treinamento dos membros; compartilhar tarefas; cumprimento de metas de desempenho; garantia de alta qualidade e resolução de problemas no dia a dia. Normalmente, é eleito um líder de equipe, desempenhando um papel de ligação entre a equipe e o nível mais alto da gerência.
Fonte:
http://www.ibccoaching.com.br/portal/conheca-os-6-tipos-de-equipes-de-trabalho-mais-comuns/
http://principo.org/comportamento-humano-nas-organizaces-unidade-i-mensagem-de-boa.html?page=4