Objetivos organizacionais e pessoais

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Última Atualização 8 de janeiro de 2021

QUESTÃO CERTA: O planejamento de Recursos Humanos refere-se à maneira como a função de RH pode contribuir para o alcance dos objetivos organizacionais e, simultaneamente, favorecer e incentivar o alcance dos objetivos individuais dos colaboradores.

O planejamento estratégico de RH deve ser parte integrante do planejamento estratégico da organização e refere-se à maneira como a função de RH pode contribuir para o alcance dos objetivos organizacionais e, simultaneamente, favorecer e incentivar o alcance dos objetivos individuais dos funcionários.

QUESTÃO CERTA: Um sistema de gestão estratégica de pessoas por competências, para ser efetivo, deve: compatibilizar a realização das estratégias da empresa com a capacitação e o reconhecimento das pessoas.

QUESTÃO CERTA: O planejamento estratégico de gestão de pessoas refere-se à maneira como a função de Gestão de Pessoas pode contribuir para o alcance dos objetivos organizacionais e, simultaneamente: favorecer e incentivar o alcance dos objetivos individuais dos funcionários.

QUESTÃO CERTA: A tarefa essencial da gestão de pessoas, influenciada pela escola de relações humanas, é criar condições e oportunidades para que as pessoas possam atingir da melhor forma seus objetivos pessoais, dirigindo os próprios esforços em direção aos objetivos da organização. 

QUESTÃO CERTA: O equilíbrio organizacional pode ser alcançado mediante a troca de contribuições e incentivos na relação entre as pessoas e as empresas. Nessa troca, as pesso as colaboram para facilitar o alcance dos objetivos organizacionais, e as empresas fornecem para esses colaboradores os incentivos que proporcionam a realização de seus objetivos pessoais.

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QUESTÃO ERRADA: A gestão de pessoas nas organizações deve priorizar a realização dos objetivos individuais dos empregados e, em seguida, orientar esforços para o alcance dos objetivos organizacionais.

QUESTÃO CERTA: A área de gestão de pessoas pode orientar políticas e ações, visando à aquisição das competências necessárias à consecução dos objetivos organizacionais.

“A área de gestão de pessoas pode orientar suas políticas, planos táticos e ações, integrando todos os seus subsistemas em torna da aquisição das competências necessárias à consecução dos objetivos organizacionais.” (Carbone et al, 2009, p.72)

Segundo Dutra et al (2001), o novo modelo de gestão de pessoas deve ser compreendido como o conjunto de políticas, práticas, padrões atitudinais, ações e instrumentos empregados por uma empresa para interferir no comportamento humano e direciona-lo no ambiente de trabalho. Hoje, os chamados fatores intangíveis (conhecimento, criatividade, emoção e sensibilidade) são vistos como diferencial competitivo para a consecução dos objetivos organizacionais.