Última Atualização 8 de janeiro de 2021
Visão tradicional – é a abordagem mais antiga e parte do princípio de que todo conflito é prejudicial e deve ser evitado. Era uma disfunção resultante de falhas de comunicação, falta de abertura e da desconfiança entre as pessoas, bem como do fracasso dos gestores em atender ás necessidades e aspirações de seus funcionários.
QUESTÃO CERTA: De acordo com a visão tradicional, todo conflito é negativo e, portanto, deve ser evitado, pois resulta de uma falha de comunicação ou falta de confiança entre as pessoas.
Visão de relações humanas – a conceituação de relações humanas argumenta que o conflito é uma ocorrência natural nos grupos e organizações. Por ser inevitável, defende a sua aceitação. Afirmam que não pode ser eliminado e há ocasiões em que ele pode ser até benéfico para o desenvolvimento do grupo.
QUESTÃO CERTA: A abordagem das relações humanas argumenta que o conflito é uma consequência natural e inevitável em qualquer grupo, não sendo necessariamente ruim, podendo ter o potencial de ser uma força positiva na determinação do desempenho do grupo.
Parte superior do formulário
Visão interacionista – a visão interacionista encoraja o conflito, no sentido de que um grupo harmonioso, pacífico, tranquilo e cooperativo está na iminência de tornar-se estático, apático e insensível à necessidade de mudança e inovação. Portanto, encoraja os líderes de grupos a manterem constantemente um nível mínimo de conflito, o suficiente para fazer com que o grupo continue viável, autocrítico e criativo.
QUESTÃO CERTA: A visão interacionista considera que o conflito é necessário para o desempenho eficaz de um grupo.
QUESTÃO CERTA: A visão interacionista propõe que o conflito pode ser uma força positiva, defendendo abertamente a tese de que algum conflito é absolutamente necessário para o desempenho eficaz de um grupo.
Parte superior do formulário
QUESTÃO CERTA:
Coluna 1
I. Tradicional
II. Interacionista
III. Resolução de conflitos
Coluna 2
(II) O conflito é uma força positiva em um grupo e é absolutamente necessário para o seu desempenho eficaz.
(III) Conflitos são, provavelmente, inevitáveis, e buscam-se encontrar métodos construtivos que possam minimizar sua influência disfuncional.
(I) O conflito é sempre uma disfunção gerada por falhas de comunicação, falta de abertura e desconfiança entre as pessoas.
(II) Os líderes devem ser encorajados a manter constantemente um nível mínimo de conflito para que o grupo continue viável, autocrítico e criativo.
QUESTÃO CERTA: De acordo com a visão interacionista de conflitos, um grupo harmonioso, pacífico, tranquilo e cooperativo pode estar na iminência de tornar-se estático, apático e insensível à necessidade de mudança e inovação. Portanto, esta visão corrobora que os líderes devem manter constantemente um nível mínimo de conflito e, para isso, adotem estratégias para a sua resolução. Considera-se “pouco assertiva” e “não cooperativa” a estratégia de evitação.
Colaboração: são assertivos e colaborativos
Evitamento: não são nem assertivos nem colaborativos