O Que É Análise Transacional?

0
603

Última Atualização 19 de fevereiro de 2022

A Análise Transacional “é uma teoria da personalidade e uma psicoterapia sistemática para o crescimento e a mudança pessoal”. É também uma filosofia de vida, uma teoria da Psicologia individual e social. Possui um conjunto de técnicas de mudança positiva que possibilita uma tomada de posição quanto ao ser humano.

É uma técnica que visa o autodiagnóstico das relações interpessoais (transações). É uma técnica indicada para indivíduos, não para grupos.

Ela explica que as pessoas não têm comportamentos imutáveis, mas apresentam mudanças nos sentimentos, nas atitudes e nos pensamentos, conforme as situações e variáveis externas, bem como as variáveis internas. Existem “pessoas” diferentes dentro de cada indivíduo, os quais são denominados de “ESTADOS DO EU”. Existem três estados do eu, são eles:

i.       O pai: é a posição do ego que aflora no comportamento pela influência marcada da observação na infância sobre o comportamento dos pais e dos adultos. O ego na posição de pai exorta, moraliza, castiga e se impõe. É o ego PROTETOR ou DOMINANTE.

ii.     A criança: é a posição do ego que manifesta através de reações típicas da infância, como o choro e a necessidade de proteção à frente de estímulos ou situações do mundo exterior (como frio, calor, chuva, fome, etc). É o ego INSEGURO e DEPENDENTE.

iii.  O adulto: é a posição do ego que se manifesta através do raciocínio lógico, da classificação dos dados que interessam, do controle e frenagem da posição de pai ou de criança e que estabelece relações construtivas de adulto com adulto nos contatos com semelhantes. É o ego MADURO e INDEPENDENTE, RACIONAL e LÓGICO.

iv.  Enquanto as posições de PAI e de CRIANÇA são tipicamente REATIVAS e EMOCIONAIS, a posição de ADULTO é RACIONAL e PENSANTE.

Fonte: http://decioroquediehljunior.blogspot.com.br/2012/08/analise-transacional.html

FCC (2010):

QUESTÃO CERTA: A Análise Transacional estuda o comportamento humano em função da comunicação da pessoa consigo mesma e em relação aos outros e os estados do Eu, como a pessoa emprega seu tempo, os jogos psicológicos, o estilo de vida de cada um, as posições a que o indivíduo assume no relacionamento interpessoal e seu argumento de vida. Os estados do Eu (pai, adulto, criança) são: comportamentos que exibimos em nosso relacionamento e que compõem a estrutura de nossa personalidade.

FCC (2012)

QUESTÃO CERTA: A Análise Transacional trata da comunicação humana (da pessoa consigo mesma e em relação aos outros) e propõe que, em uma situação de relacionamento com o outro, cada indivíduo exibirá um estado do Eu. No Estado do Eu Adulto, entre outros aspectos, estão: a coleta objetiva de dados, a organização e a avaliação dos fatos.

CEBRASPE (2013):

QUESTÃO ERRADA: Quando consultores ajudam membros da organização a compreender e a mudar a maneira de se trabalhar, evidencia-se a aplicação da técnica de análise transacional.

Consultoria de procedimentos: é uma técnica coordenada pelo consultor para auxiliar as relações de trabalho, o desenvolvimento e as habilidades de solução de problemas incrementando as relações interpessoais.

Instituto AOCP (2016):

QUESTÃO CERTA: O foco principal do Desenvolvimento Organizacional (DO) está em mudar as pessoas e a natureza e a qualidade de suas relações de trabalho. Sua ênfase está na mudança da cultura da organização. Uma das técnicas que você utiliza para o DO é a Análise Transacional (AT), porque: é uma técnica bastante conhecida para o autodiagnóstico das relações interpessoais.

FCC (2016):

QUESTÃO CERTA: No âmbito corporativo são utilizadas diferentes abordagens de Desenvolvimento Organizacional, com o objetivo de realizar intervenções na organização especialmente para implementar mudanças e inovações. Nesse contexto, cita-se a análise transacional, cujo escopo é: o autodiagnóstico das relações interpessoais.

CEBRASPE (2013):

QUESTÃO ERRADA: A análise transacional é uma técnica de desenvolvimento organizacional por meio da qual um indivíduo pode modificar seus sistemas de valores e mudar seu comportamento no trabalho.

Técnicas do Desenvolvimento Organizacional

1- Sensibilização: Tem por objetivo tornar o relacionamento interpessoal mais fácil, ou seja, fazer com que aumente a sensibilidade e a habilidade dos indivíduos quando forem lidar com outras pessoas.
2-Análise transacional: Uma técnica usada para duas ou três pessoas. Ela detecta o problema da relação entre as pessoas com o objetivo de reduzir os hábitos que venham destruir a comunicação que existi entre os indivíduos.
3- Desenvolvimento de equipes ou grupos: Um consultor realiza atividades com os membros da organização para entender melhor sobre a dinâmica de trabalho em conjunto e desenvolvimento de como diagnosticar e solucionar os problemas com eficácia.
4-

Advertisement
Consultoria de procedimentos: é uma técnica coordenada pelo consultor para auxiliar as relações de trabalho, o desenvolvimento e as habilidades de solução de problemas incrementando as relações interpessoais.
5-Reunião de confrontação: São feitas reuniões de confrontação entre os grupos para avaliar a saúde da organização onde eles discutirão os problemas, as causas e planejarão ações corretas. Essa reunião é feita depois uma grande mudança organizacional como, por exemplo, a introdução de uma nova tecnologia na empresa.
6- Retroação de dados: É realizado um levantamento de toda pesquisa feita pela organização como um todo, realizando dados de atitudes e um relato sistêmico dos resultados aos membros da organização, ou seja, um feedbacak.

Fonte: http://adm10011.blogspot.com.br/2009/06/desenvolvimento-organizacional.html.

CESGRANRIO (2011):

QUESTÃO CERTA: A Análise Transacional trata da comunicação humana (da pessoa consigo mesma e em relação aos outros) e propõe que, em uma situação de relacionamento com o outro, cada indivíduo exibirá um estado do Eu. No Estado do Eu Adulto, entre outros aspectos, estão: a coleta objetiva de dados, a organização e a avaliação dos fatos.

QUESTÃO CERTA: No âmbito corporativo são utilizadas diferentes abordagens de Desenvolvimento Organizacional, com o objetivo de realizar intervenções na organização especialmente para implementar mudanças e inovações. Nesse contexto, cita-se a análise transacional, cujo escopo é o autodiagnóstico das relações interpessoais.

QUESTÃO CERTA: No autodiagnóstico, o pessoal tem que estar aberto à autoanálise e à crítica e ser capaz de coletar, analisar e interpretar os dados obtidos. No segundo caso, os consultores necessitam de alguns membros da organização para auxiliar no planejamento do diagnóstico, juntar e analisar dados, fornecer feedback e planejar ações em resposta a esse feedback.

FCC (2008):

QUESTÃO CERTA: No trabalho de Desenvolvimento Organizacional são várias as técnicas utilizadas. Dentre elas, podemos citar a Análise Transacional, que procura: diminuir os hábitos destrutivos de comunicação, no qual o intuito ou o pleno significado das mensagens fica obscuro.

Análise transacional (AT): é uma técnica que visa ao auto-diagnóstico das relações interpessoais. As relações interpessoais ocorrem através de transações. Uma transação significa qualquer forma de comunicação, mensagem ou relação com os demais. A AT é uma técnica destinada à indivíduos e não a grupos, pois se concentra nos estilos e conteúdos das comunicações entre a pessoas. Ela ensina as pessoas a enviar mensagens que sejam claras e ágeis e a dar respostas que sejam naturais e razoáveis. O objetivo é reduzir os hábitos destrutivos de comunicação – os chamados “jogos” – em que a intenção ou o significado das comunicações fica obscuro ou distorcido. A AT assemelha-se a uma terapia psicológica para melhorar o relacionamento interpessoal, permitindo a cada individuo auto-diagnosticar sua inter-relação com os outros para modificá-la e melhorá-la gradativamente.

Fonte: https://md.uninta.edu.br/geral/teoria-da-administracaoII/files/basic-html/page68.html