Última Atualização 8 de janeiro de 2021
TEORIA DO RECURSO COGNITIVO:
A essência dessa nova teoria é que o estresse é inimigo da racionalidade.
O estresse afeta desfavoravelmente a situação. Além disso, enfatizou a importância da inteligência e da experiência do líder na situação de pressão. Consequentemente, a inteligência e a experiência interferem uma na outra. As três principais conclusões da teoria são:
• o comportamento diretivo resulta em bom desempenho apenas quando vinculado à alta inteligência em situações apoiadoras e de baixa tensão;
• nas situações de alta tensão, existe uma relação positiva entre experiência no trabalho e desempenho;
• as habilidades intelectuais do líder correlacionam-se com o desempenho do grupo nas situações percebidas por ele como de baixa tensão.
QUESTÃO ERRADA: Postula a teoria da liderança pautada nos recursos cognitivos que, em situações de baixo estresse, líderes e liderados, para conseguirem um desempenho mais eficaz, dependem mais da experiência que da inteligência.
Mais estresse – Preciso me preparar mais com situações semelhantes. (+ experiência de habilidades já adquiridas para desempenhar atividades semelhantes).
Baixo estresse – Estou descansado, estou bem, consigo pensar e refletir, me sinto ótimo (+ inteligência, não requer o mesmo nível de experiência, apenas habilidade e conhecimento).Parte superior do formulário