Tipos de trajetória de carreira

0
589

Última Atualização 8 de janeiro de 2021

QUESTÃO CERTA: Ao delinear um plano de carreiras, pelo menos duas estruturas são possíveis. Uma, através de cargos, compondo trajetórias de carreiras e outras, através de segmentos de carreiras, em que o enfoque principal é o indivíduo. Essas duas estruturas contemplam vários tipos de carreiras. O tipo de carreira que tem como pressuposto a mobilidade e a ascensão profissional do colaborador pelo exercício de funções gerenciais ou de ocupações na sua área de especialidade recebe o nome de carreira: em Y.

QUESTÃO CERTA: A Carreira em Y, utilizada por um grande número de empresas, contempla um braço Gerencial e outro braço Técnico. Assinale a afirmativa verdadeira em relação a Carreira em Y: Possibilita que os profissionais que possuem perfil técnico continuem exercendo cargos técnicos, sem a necessidade de migrarem para a área gerencial, visando obter melhores salários.

QUESTÃO CERTA: Tradicionalmente as empresas elaboravam um plano de carreira para preparar pessoas para ocuparem cargos mais altos na hierarquia das organizações. Algumas organizações adotam o plano de carreira em Y que: permite ao profissional alcançar cargos executivos na organização, ocupando tanto posições nas linhas de carreira técnica como nas de carreira gerencial.

QUESTÃO CERTA: A carreira em Y é ideal para proporcionar ascensão profissional ao auditor externo que pretenda exercer cargos de chefia ou permanecer na área técnica.

QUESTÃO CERTA: A gestão de recursos humanos envolve diferentes abordagens, técnicas e estratégias, sendo um de seus mais importantes instrumentos o plano de carreiras. Apesar de ser do interesse do empregado, o plano de carreiras é de responsabilidade da empresa e pode ser desenvolvido de acordo com diferentes trajetórias. Nesse sentido, temos que, quando o plano de carreiras apresenta a denominada carreira em Y, onde todos ingressam nas estruturas básicas da carreira e, em determinado momento, escolhem se querem seguir a carreira técnica ou a gerencial, trata-se de plano baseado em: Estruturas Paralelas.

QUESTÃO CERTA: Para criar plano de cargos e salários em que se valorize exclusivamente a ascensão funcional por intermédio de cargos gerenciais, as organizações não se devem basear na carreira em Y, uma vez que seu esquema de valorização de funcionários abrange também cargos técnicos.

QUESTÃO CERTA: Assinale a alternativa que designa uma “carreira em Y”: Proporciona aos profissionais que não desejam passar para a área administrativa a possibilidade de continuar crescendo na empresa na área técnica.

Advertisement

De acordo com Pontes (2002), a trajetória de carreira é a sucessão de cargos que exigem requisitos crescentes. Podem ser dos tipos:

Trajetória de carreira – linha de especialização: o indivíduo tem um crescimento de acordo com sua especialização, como, por exemplo, iniciando sua carreira como auxiliar administrativo, podendo chegar à diretoria desse setor; esse tipo de carreira propicia um desenvolvimento dentro apenas de sua área de atuação, limitando o funcionário a atuar em outras áreas da organização.

Trajetória de carreira – linha generalista: propicia, aos profissionais, promoções, por meio do conhecimento profundo em determinada área, agregado ao conhecimento geral e menos profundo de outras áreas da organização.

Trajetória de carreira – linha por polivalência: o profissional deve ter um conhecimento profundo de todas as áreas da organização; nesse caso, o crescimento vertical é mais lento, pois, a integração entre as diversas áreas será maior e o indivíduo pode ocupar um cargo na área de RH e, posteriormente, ocupar o mesmo cargo na área financeira; isso lhe proporcionará conhecimento em diversos setores em que atua.

Trajetória de carreira – linha hierárquica: a carreira por linha hierárquica é a mais utilizada nas organizações, é também a mais rígida e tende a ser substituída, pois nesse tipo o crescimento ocorre até o nível de gerente e, como as organizações estão montando estruturas mais leves, a tendência é limitar os números de gerentes e como consequência, inibirá o desenvolvimento profissional; ainda, temos a possibilidade de não adequação do profissional no novo cargo, com o profissional tendendo à demissão.

Trajetória de carreira Y – estruturas paralelas: a carreira em Y é oposta ao tipo de carreira hierárquica, pois contempla o profissional no sentido de crescer dentro das suas habilidades técnicas ou, caso opte, pode caminhar ao nível gerencial; esse tipo de carreira também pode ser adequado à área administrativa e operacional.