Vias de aprendizagem de garvin

0
3064

Última Atualização 8 de janeiro de 2021

Cinco vias de aprendizagem, segundo Garvin Garvin

Descreve o modo como as organizações são capacitadas para criar, adquirir e transferir conhecimentos e insights.

Resolução sistemática de problemas: contempla diagnósticos elaborados com uso de métodos científicos, utilização de dados para a tomada de decisão e recursos da estatística para organizar as informações e fazer inferências.

Experimentação: consiste na procura sistemática e no teste de novos conhecimentos por meio de método científico. A experimentação seria motivada pelas oportunidades de expandir horizontes.

Experiência passada: apoia-se na sistemática de revisão e avaliação de situações de sucesso e fracasso da própria organização, seguida da disseminação dos resultados entre os membros integrantes.

Circulação de conhecimento: orienta-se pela circulação rápida e eficiente de novas ideias por toda a organização como forma de aumentar seu impacto por serem compartilhadas coletivamente.

Advertisement

Experiências realizadas por outras organizações: têm como referência a observação de experiências de outras organizações, vista como importante caminho de aprendizagem.

QUESTÃO CERTA: O modo como as organizações são capacitadas para criar, adquirir e transferir conhecimentos, foi descrito por Garvin, identificando cinco vias possíveis para a aprendizagem, entre as quais se inclui:

I. resolução sistemática de problemas.

II. experiências realizadas por outras organizações.

III. raciocínio sistêmico.

Está correto o que se afirma APENAS em: I e II.