Gestão de Processos Horizontal

0
482

Última Atualização 4 de fevereiro de 2022

ESTRUTURA HORIZONTAL

A estrutura horizontal organiza os funcionários em função dos processos centrais. Segundo Daft (2008), normalmente a adoção da estrutura horizontal está associada à Reengenharia, passando de uma estrutura vertical, baseada em funções, para fluxos de trabalho e processos horizontais.

Uma consequência do uso dessa estrutura é que as pessoas que trabalham em processos específicos têm acesso facilitado às demais pessoas, praticamente eliminando a hierarquia vertical e limites departamentais.

São características de uma organização horizontal:

A estrutura é criada em torno de processos centrais interfuncionais em vez de tarefas, funções ou geografia. Limites interdepartamentais são eliminados, equipes autodirigidas.

Donos dos processos têm responsabilidade total sobre cada processo central

  • Oferecidas às pessoas treinamento, ferramentas, motivação e autoridade para tomar decisões centrais;
  • Equipes têm liberdade para pensar de maneira criativa e responder com flexibilidade aos desafios;
  • Clientes impulsionam as corporações horizontais.

Cultura de abertura, confiança e colaboração, focada em melhorias contínuas. Valoriza o empowerment, a responsabilidade e o bem-estar dos funcionários.

CEBRASPE (2021):

QUESTÃO CERTA: Na organização voltada a processos, os especialistas de todas as funções trabalham juntos, como equipe, do início da pesquisa até o lançamento do produto no mercado.

CEBRASPE (2021):

QUESTÃO ERRADA: A gestão por processos utiliza estrutura vertical, enquanto a gestão tradicional adota estruturas horizontais.

Reescrita correta: A gestão por processos utiliza estrutura HORIZONTAL, enquanto a gestão tradicional adota estruturas VERTICAIS.

QUESTÃO CERTA: Empresas que adotam o modelo da administração por processos são também chamadas de empresas: horizontais.

QUESTÃO CERTA: Uma das principais vantagens da estrutura organizacional por processos é a maior especialização de recursos alocados.

Principais vantagens da estrutura organizacional por processos é:

  • É possível extrair máximo rendimento dos equipamentos e dá tecnologia;
  • A tecnologia se torna um ponto focal para o sucesso;
  • Áreas se tornam mais interligadas, com processos integrados e com foco nos clientes -internos e externos.
  • Permite economias de escala e custos operacionais reduzidos.

QUESTÃO CERTA: Com relação aos tipos de gestão, a horizontal tem coordenação descentralizada, as decisões geralmente são consensuais e a implementação de estratégias é conjunta e de interesse coletivo.

Gestão horizontal é um método de organização empresarial que prescinde de hierarquia, ou seja, em que não há relação de poder, chefes ou pessoas com ascensão sobre outras e as decisões (sobre o trabalho ou até mesmo sobre membros da empresa) são tomadas coletivamente, por consenso. “O objetivo da organização horizontal é envolver todas as pessoas no processo decisório e na execução”, diz Joel Dutra, professor da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo, a FEA-USP.

CEBRASPE (2020):

QUESTÃO ERRADA:  A gestão por processos tem como base uma estrutura vertical em que cada membro da hierarquia conhece os limites de suas funcionalidades.

gestão de processos significa que existem processos mapeados, sendo monitorados, mantidos sob controle e que estão funcionando conforme planejado;

Quando se fala em gestão por processos, procura-se ver a organização de forma mais ampla, com as áreas se inter-relacionando.

Advertisement

Por essa razão, a gestão horizontal também é conhecida como “gestão por processos”, em oposição ao modelo tradicional que é chamado de “gestão funcional”.

QUESTÃO ERRADA: Caracterizada por ser uma estrutura de gestão verticalizada, a gestão por processos foca as funções específicas de cada departamento de uma organização e sua participação nas tarefas.

QUESTÃO CERTA: Uma estrutura horizontal que organiza os colaboradores em torno de processos centrais possui a (s) seguinte (s) característica (s): os donos dos processos têm responsabilidade total sobre cada processo central, e há uma cultura de colaboração focada em melhoria contínua.

QUESTÃO CERTA: Na gestão por processos, a hierarquia é achatada e a organização é horizontalizada e direcionada para o cliente.

QUESTÃO CERTA: Na gestão por processo, a avaliação do desempenho centra-se no resultado do processo de negócio e há um alto grau de empowerment.

A pratica do Empowerment, alinhada à Gestão por Processos, em toda a empresa garantem a obtenção dos seguintes resultados:

  • Aumento de eficiência com redução de custos e automatização das rotinas;
  • Melhor satisfação e resposta nas demandas dos clientes;
  • Monitoramento e controle efetivos sobre os problemas;
  • Eliminar atividades em duplicidade e re-trabalhos;
  • Aumento na integração da equipe e melhoria na gestão de conflitos;

QUESTÃO ERRADA: Na organização gerida por processos, todas as tarefas são executadas sob rígida supervisão hierárquica, a fim de se obter altos índices de produtividade.

É na Gestão Funcional que as tarefas são realizadas sob rígida supervisão hierárquica. Na gestão por processos há um fortalecimento da individualidade dando autoridade na tomada de decisão (empowerment da gestão por processos).

CEBRASPE (2020):

QUESTÃO ERRADA: A gestão de processos fortalece a gestão verticalizada, uma vez que sua abordagem de processos prioriza as relações verticais no âmbito dos próprios setores de atuação.

A gestão de processos FAVORECE UMA GESTÃO HORIZONTAL/DESCENTRALIZADA.