Última Atualização 9 de janeiro de 2023
Marinha (2018):
QUESTÃO CERTA: Existem vários critérios para estabelecer as categorias de processos organizacionais. O critério apresentado por Maranhão e Macieira (2010) estabelece três categorias: Processos Finalísticos, Processos de Apoio e Processos Gerenciais.
Verdade. O critério apresentado por Maranhão e Macieira (2010) estabelece três categorias: Processos Finalísticos (ou primários), Processos de Apoio e Processos Gerenciais (ou processos de gestão).
CEBRASPE (2017):
QUESTÃO CERTA: Processos de gestão e processos de apoio são dois dos três tipos em que se classificam os processos de negócios.
Quadrix (2018):
QUESTÃO ERRADA: Em relação às categorias de processos, os processos de integração organizacional são, via de regra, descentralizados ao longo da organização, visando à sua maior coordenação.
Maior coordenação = centralização.
CEBRASPE (2021):
QUESTÃO CERTA: Os processos classificam-se em primários, de apoio e gerenciais.
Processos de negócio podem ser classificados em três tipos:
- Processo primário: É um processo tipicamente interfuncional ponta a ponta (interorganizacional ponta a ponta) que entrega valor diretamente para o cliente.
- Processo de suporte: Existe para prover suporte a processos primários, mas também pode prover suporte a outros processos de suporte ou processos de gerenciamento.
- Processo de gerenciamento: Esses processos abrangem o desenho, implementação, monitoramento, controle e melhora contínua de processos de negócio.
Fonte adaptada: CBOK 3.0v
FGV (2022):
QUESTÃO CERTA: Embora os processos que se relacionem diretamente com a experiência dos clientes da organização sejam classificados como primários, existem também os processos de gerenciamento, que são de grande importância por permitirem: monitorar e avaliar as atividades organizacionais, visando garantir o cumprimento de seus objetivos e metas de desempenho.