Última Atualização 8 de janeiro de 2021
Subcultura: Tem início na Escola de Chicago, que lançou as bases da etnografia urbana norte-americana, na primeira metade do século 20, impulsionada pelas pesquisas sociológicas em torno da delinquência juvenil, usando o conceito de subcultura para trabalhar com grupos juvenis conformados na exclusão social, com sistema próprio de valores e códigos de conduta (Parsons e Merton, 1950) – já então, o termo é usado para descrever formas de solidariedades que contrastam com as normas e valores da sociedade hegemônica. A Escola de Chicago construiu mapas etnográficos dos territórios da cidade no intuito de explicar os contextos sociais e culturais dos ‘desvios’ comportamentais dos jovens sem reduzi-los aos sintomas da inadequação psicológica. A expressão “subcultura” é usada para designar a parte de um conjunto cultural mais vasto, no qual se integram as culturas de classe.
QUESTÃO CERTA: As subculturas incluem os valores essenciais da cultura dominante acrescidos dos valores específicos do subgrupo.
QUESTÃO CERTA: As culturas organizacionais dividem-se em subculturas, pois, à medida que as organizações crescem, são criados departamentos que se diferenciam nas missões e desenvolvem suas próprias culturas ocupacionais.
Maximiano (2007) aponta que as culturas organizacionais dividem-se em subculturas. À medida que crescem, as organizações criam departamentos que se diferenciam em termos de missão e do tipo de pessoas empregadas. Por exemplo, engenharia, vendas e marketing são áreas distintas, com especialistas diferentes, que desenvolvem sua própria cultura ocupacional.
Esta visão é aceita também por Robbins (2007), que acrescenta que a maioria das grandes organizações possui uma cultura dominante e diversos nichos de subculturas. A cultura dominante expressa os valores essenciais compartilhados pela maioria dos membros da organização. É ao que estamos nos referindo quando falamos de cultura de uma organização. É essa visão de macro cultura que confere à organização sua personalidade distinta. Já as subculturas tendem a ser desenvolvidas nas grandes organizações para refletir problemas, situações ou experiências comuns a alguns de seus membros. Essas subculturas podem ser definidas por designações de departamentos e separação geográfica. Ela incluirá os valores essenciais da cultura dominante acrescidos dos valores específicos daquele departamento.
QUESTÃO ERRADA: Toda cultura pode ser dividida em subculturas de acordo com cada setor ou departamento da organização.
ERRADO. A ideia é ter uma cultura ÚNICA. Subculturas são um risco para a empresa, pois representam funcionários que não estão completamente alinhados com a cultura da empresa.
QUESTÃO ERRADA: As subculturas refletem problemas e situações ou experiências comuns a todos os membros da organização
Subcultura é o conjunto de particularidades culturais de um grupo que se dista do modo de vida dominante sem se desprender dele.
QUESTÃO CERTA: Na empresa X, identific a-se que a cultura dominante reflete as características da cultura de missão, mas o departamento de produção pode ser caracterizado por uma cultura burocrática e o de pesquisa e desenvolvimento (P&D) como uma cultura de clã. Esse diagnóstico cultural indica que: poderá haver conjuntos de subculturas, mesmo em organizações que possuem culturas fortes.
Tipologia cultural de DAFT: o papel do ambiente na definição da cultura corporativa é enfatizado por Daft que cria um modelo de 4 tipos de cultura que seja consistente com a estratégia e o ambiente.
Cultura de clã (interna/ flexibilidade): participação dos membros nas decisões organizacionais (grande envolvimento).
Cultura burocrática (interna/estabilidade): define normas e comportamentos a seguir.
Cultura adaptativa (externa/flexibilidade): detecta e reage com rapidez as mudanças dos ambientes (foca satisfação do cliente).
Cultura de Missão (ou de aquisição) (externa/estabilidade): visão estratégica clara e difundida por todos os membros.
QUESTÃO ERRADA: Estimular um sistema de valores que seja compartilhado pelos membros de uma organização impede o surgimento de subculturas na estrutura organizacional.
Obs.: Subculturas são culturas menores inseridas na cultura mãe, que seguem os preceitos fundamentais desta, mas se diferencia em alguns aspectos e valores. Em uma cultura mais maleável e flexível, há até um estímulo ao surgimento de subculturas.
QUESTÃO CERTA: A cultura e subculturas das organizações resultam do processo de adaptação ao ambiente e da integração interna do grupo organizacional.
Os subsistemas humano e cultural são compostos pela cultura oficial da organização e pela cultura dos subgrupos organizacionais, podendo haver uma cultura em comum e subculturas desenvolvidas em diferentes áreas e departamentos.
Por exemplo, indivíduos que possuam experiências de trabalho, posições em organizações, executam o mesmo tipo de tarefa e tendem a desenvolver valores e visões de mundo semelhante na prática profissional, desenvolvendo assim valores, padrões, comportamentos e uma linguagem similar.
Trata-se de uma identidade social.
É possível encontrar padrões culturais próprios em cada tipo de sistema (SCHEIN, apud MOTTA EVASCONCELOS, 2002).
QUESTÃO CERTA: Haja vista à multiplicidade de culturas organizacionais, é essencial às organizações conhecer a cultura dominante e as subculturas que a integram.