Kaizen e Melhoria Contínua

0
1124

Última Atualização 28 de janeiro de 2021

QUESTÃO CERTA: Uma das principais características da qualidade é ter, sempre e conscientemente, a filosofia da melhoria contínua, que pode ser conceituada como “nada está tão bom que não possa ser melhorado”. Essa é a filosofia do: Kaizen.

O conceito de kaizen está muito ligado ao conceito de qualidade. Kaizen em japonês seria traduzido como “melhoramento” ou “mudança para melhor”. É uma busca do aprimoramento contínuo, incremental, de todos os integrantes de uma organização. Esse aprimoramento não se limita ao âmbito da produção, mas constitui uma forma de vida e comportamento, dentro e fora da organização.

Lembre-se: Depois de tomar uma KAISER melhora tudo!

QUESTÃO CERTA: Para a adoção de um programa Kaisen, é necessário o treinamento de pessoas em um aprendizado com base na melhoria contínua.

QUESTÃO CERTA: Lean manufacturing e kaizen são exemplos de ferramentas de gestão da qualidade aplicadas para o aperfeiçoamento de organizações e preveem a realização de diagnósticos e implementação de melhorias.

QUESTÃO CERTA: A abordagem kaizen não significa somente fazer mais bem as coisas, significa também conquistar resultados específicos para reduzir custos de fabricação, projetos, estoques e distribuição, a fim de tornar os clientes mais satisfeitos.

QUESTÃO ERRADA: A melhoria contínua é uma técnica de mudança organizacional, radical e temporária, centrada nas atividades em grupo das pessoas.

A melhoria contínua também chamada de Kaizen é uma mudança lenta, gradual, contínua e constante. Lembre-se que mudança radical é na reengenharia.

QUESTÃO CERTA: Kaizen, palavra de origem japonesa que significa melhoria contínua, é utilizada, no âmbito do estudo das organizações, para designar a redução de desperdícios.

Advertisement

Os dez mandamentos do Kaizen

  • O desperdício é o inimigo público nº1; para elimina-lo é preciso sujar as mãos;

  • Melhorias graduais feitas continuadamente;

  • Todo o pessoal deve estar envolvido, da alta direção até a base;

  • Implanta numa estratégia de baixo custo, acredita num aumento de produtividade sem investimentos significativos;

  • Aplica-se em qualquer cultura; não serve só para os japoneses;

  • Apoia-se numa “gestão visual”, numa total transparência de procedimentos, processos, valores;

  • Torna os problemas e os desperdícios visíveis aos olhos de todos;

  • Focaliza a atenção no local onde se cria realmente valor (chão de fábrica – ‘gemba’ em japonês);

  • Orienta-se para os processos;

  • Dá prioridade às pessoas, ao “humanware”;

  • Acredita que o esforço principal de melhoria deve vir de uma nova mentalidade e estilo de trabalho das pessoas (orientação pessoal para a qualidade, trabalho em equipe, cultivo da sabedoria, elevação do moral, auto-disciplina, círculos de qualidade e prática de sugestões individuais ou de grupo);

  • O lema essencial da aprendizagem organizacional é aprender fazendo.

QUESTÃO ERRADA: O Kaizen representa o aprimoramento radical e bruto da organização, implementado por meio do envolvimento ativo e comprometido que ela faz e na maneira como as coisas são feitas.