Última Atualização 8 de janeiro de 2021
QUESTÃO CERTA: William Deming, um dos principais teóricos da gestão da qualidade, formulou o conceito de corrente de clientes, segundo o qual cada estágio do processo é cliente do estágio anterior e, por sua vez, torna-se fornecedor do estágio seguinte.
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CORRENTE DE CLIENTES – By Deming
O PRODUTOR QUE PLANTA TRIGO PARA VENDÊ-LO;
O CLIENTE DO TRIGO QUE O COMPRA PARA FAZER FARINHA;
O CLIENTE DA FARINHA QUE A COMPRA PARA FAZER PÃO;
O CLIENTE DO PÃO QUE O COMPRA PARA FAZER LANCHE;
O CLIENTE DO LANCHE QUE O COMPRA PARA SATISFAZER A GULA.
“Deming usou a representação de um sistema para introduzir a idéia da corrente de clientes – em cada estágio do processo, o estágio precedente é o fornecedor e o estágio seguinte é o cliente. Desse modo a corrente de clientes começa nos fornecedores de insumos e termina no cliente que é quem paga a conta e sustenta a empresa.”
A meu ver a corrente de clientes nada mais é do que o cliclo PDCA (também criado por Deming), em que cada etapa é alimentada pelos insumos da etapa anterior e fornecedor para a etapa seguinte. Acredito que o PDCA foi o instrumento criado a partir dessa corrente de clientes.