O Que é Departamentalização Funcional? (por função)

0
9781

Última Atualização 9 de janeiro de 2023

QUESTÃO CERTA: A departamentalização é um método de subdivisão do trabalho e dos trabalhadores em unidades organizacionais distintas. Uma desvantagem da departamentalização funcional está relacionada: a dificuldades de comunicação interdepartamental.

CEBRASPE (2022):

QUESTÃO CERTA: A superespecialização é uma limitação comum na departamentalização funcional.

São consideradas desvantagens da departamentalização funcional:

1) Resulta em respostas lentas para ambientes em rápida mudança pois a coordenação de duas ou mais funções (departamentos) é precária em razão da comunicação esbarrar nas fronteiras departamentais;

2) Resulta em demora das decisões superiores e em acúmulo de trabalho na cúpula pois as “diferenças” departamentais precisam subir os níveis hierárquicos para serem julgadas;

3) Resulta em especialização e, se descuidado, pode levar a superespecialização e à rotina. Pode criar uma visão estreita das metas organizacionais restritas ao próprio departamento, sem visão e habilidades para a carreira de direção geral;

4) Resulta em graves problemas gerenciais de identificação com precisão da responsabilidade por problemas comuns entre departamentos.

Fonte: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5579430/mod_resource/content/4/T4a_Escriv%C3%A3o%20Filho_Estrutura%20Organizacional.pdf

FGV (2021):

QUESTÃO CERTA: Uma pequena refinaria de Paulínia, após receber um aporte de capital, decidiu realocar seus recursos e atividades em departamentos, visando melhorar sua competitividade. Para atingir esse objetivo, ela deve adotar a departamentalização: funcional, com foco na especialização do trabalho em cada departamento.

QUESTÃO CERTA: A departamentalização funcional vertical ocorre quando as pessoas são agrupadas em departamentos com base nas habilidades comuns e atividades de trabalho, como em um departamento de engenharia ou departamento de contabilidade.

QUESTÃO ERRADA: Nas organizações, a departamentalização por objetivos é utilizada para definir as principais unidades organizacionais, como produção, finanças e vendas.

QUESTÃO CERTA: Em uma departamentalização funcional, as gerências são subordinadas a diretorias que estão em níveis hierárquicos superiores nas organizações.

QUESTÃO CERTA: O modelo de departamentalização que se vale das características das tarefas realizadas nos setores para definir as partes componentes da estrutura organizacional, é conhecido por: Departamentalização funcional.

QUESTÃO ERRADA: À medida que as tarefas fiquem mais complexas e a sua realização exija diversas habilidades diferentes, a departamentalização rígida e funcional, é a mais recomendada, pois facilita os mecanismos de controle.

A departamentalização funcional não gera habilidades distintas, pelo contrário, atua cada vez mais específico e se torna muito resistente para mudanças.

Temos áreas distintas.

Ex. Marketing, finanças, rh…

Temos habilidades e capacidades similares, semelhantes.

QUESTÃO CERTA: O tipo de departamentalização que se baseia em tarefas interdependentes e orientadas para objetivos únicos como estratégia para determinar o desenho organizacional refere-se à departamentalização: funcional.

QUESTÃO CERTA: A estrutura organizacional de uma entidade pública que comporta departamentos de gestão de pessoas, gestão financeira, gestão orçamentária, comunicação institucional e manutenção predial é um exemplo de departamentalização: funcional.

QUESTÃO CERTA: Assinale a opção que indica o tipo de departamentalização que tem como vantagem a maior especialização das pessoas e como desvantagem a pouca interação interdepartamental: departamentalização funcional.

QUESTÃO CERTA: Um dos tipos de departamentalização que busca obedecer ao princípio da especialização ocupacional é a departamentalização funcional.

QUESTÃO CERTA: Entre os critérios de departamentalização, pode-se apontar o critério funcional, que consiste no grupamento em um mesmo órgão das atividades da mesma especialidade ou afins.

QUESTÃO CERTA: A Departamentalização que leva em conta a especialização técnica dos ocupantes dos cargos e seus conhecimentos é chamada de: funcional.

QUESTÃO CERTA: A departamentalização funcional é adequada para o desenvolvimento de atividades continuadas e rotineiras em que sejam utilizados recursos especializados.

QUESTÃO CERTA: Uma empresa do setor de energia tem uma administração centralizada, possuindo diversos níveis hierárquicos (diretoria, gerência, supervisão, etc.). Seus departamentos são divididos por especialidades: finanças, produção, marketing, logística, comercial, entre outras, e cada funcionário responde a um único chefe. Essa empresa acima descrita tem uma estrutura hierárquica funcional.

QUESTÃO ERRADA: A organização que, para seu funcionamento, cria departamentos de marketing, finanças e gestão de pessoas adota o critério de departamentalização por processos.

QUESTÃO CERTA: O critério de departamentalização denominado funcional corresponde ao grupamento de atividades Parte superior do formulário

relacionadas a uma mesma especialidade ou afins.

QUESTÃO CERTA: Paulo é dirigente de uma organização e escolheu como método de departamentalização dessa empresa aquele baseado na similaridade e proximidade das tarefas, habilidades, uso de recursos e conhecimentos necessários para o desempenho de cada função organizacional. Nesse caso Paulo aderiu ao tipo de departamentalização: funcional.

QUESTÃO ERRADA: Um exemplo de departamentalização por abordagem divisional consiste em agrupar pessoas com habilidades comuns em departamentos onde se exercem idênticas atividades de trabalho.

Negativo. Trata-se da abordagem funcional.

QUESTÃO CERTA: A Departamentalização funcional agrupa funções comuns ou atividades semelhantes para formar uma unidade organizacional.

QUESTÃO CERTA: Existem diversas maneiras básicas pelas quais as organizações decidem sobre a configuração organizacional que será usada para agrupar as várias atividades. O processo organizacional que determina como as atividades devem ser agrupadas chama-se Departamentalização. A departamentalização por função propicia quais características na estrutura organizacional? A centralização do poder e a definição clara de responsabilidade atribuída aos ocupantes de cada cargo.

Esse é um dos tipos de abordagem mais comum que existem. Nesse caso, são criadas áreas na empresa agrupando pessoas especialistas em determinada atividade. É aquela velha estrutura que você já conhece (e talvez até trabalhe), onde uma empresa possui uma área de vendas, uma área financeira e por aí vai. No final das contas, o objetivo é ter pessoas com expertises similares trabalhando junto.

Ênfase na especialização: há uma profunda separação das funções e das especialidades envolvidas.

QUESTÃO CERTA: As decisões de departamentalização, normalmente, resultam em estruturas organizacionais. Assinale a alternativa que apresenta algumas das vantagens da estrutura organizacional do tipo funcional: Alta qualidade na resolução de problemas técnicos e economia de escala com o uso eficiente de recursos.

QUESTÃO CERTA: A departamentalização funcional possui como vantagem a maior eficiência em função da economia de escala, uma vez que os especialistas de uma função atuam juntos.

A departamentalização por funções apresenta as seguintes vantagens:

a. Permite agrupar vários especialistas sob uma única chefia comum, quando sua atividade é especializada.

b. Garante plena utilização das habilidades técnicas das pessoas. Isso porque se baseia no princípio da especialização ocupacional.

c. Permite economia de escala pela utilização integrada de pessoas, máquinas e produção em massa.

d. Orienta as pessoas para uma específica atividade concentrando sua competência de maneira eficaz e simplifica o treinamento do pessoal.

e. É indicada para circunstâncias estáveis de poucas mudanças e que requeiram desempenho continuado de tarefas rotineiras.

f. Aconselhada para empresas que tenham produtos ou serviços que permaneçam inalterados por longo prazo.

g. Reflete elevado nível de auto-orientação e de introversão administrativa por parte da organização

A departamentalização funcional apresenta algumas desvantagens:

a. Reduz a cooperação interdepartamental, pois exige forte concentração intradepartamental e cria barreiras entre os departamentos devido à ênfase nas especialidades.

b. É inadequada quando a tecnologia e as circunstâncias externas são mutáveis ou imprevisíveis.

c. Dificulta a adaptação e a flexibilidade a mudanças externas, pois a sua abordagem introvertida não percebe e nem visualiza o que acontece fora da organização ou de cada departamento.

d. Faz com que as pessoas focalizem seus esforços sobre suas próprias especialidades em detrimento do objetivo global da empresa.

QUESTÃO CERTA: A principal desvantagem da departamentalização por funções é: afetar a visão de conjunto na organização, podendo gerar comunicação deficiente e insegurança quando ocorre o crescimento da organização.

QUESTÃO CERTA: As desvantagens da departamentalização na abordagem funcional incluem resposta lenta às mudanças externas, responsabilidade parcial por problemas e visão limitada dos objetivos organizacionais.

QUESTÃO CERTA: Uma empresa de produtos alimentícios localizada na Região Sul adota departamentalização funcional. A empresa pretende ampliar sua área de atuação e construir unidades fabris na Região Centro-Oeste e na Região Sudeste. A empresa precisa rever sua estrutura e planeja adotar departamentalização geográfica. Uma vantagem da departamentalização funcional em relação à geográfica é: promover a redução de custos;

A departamentalização funcional permite economia de escala pelo uso integrado de pessoas, máquinas e produção em massa (redução de custos), enquanto que na departamentalização geográfica há duplicação de instalações e de funções.

QUESTÃO ERRADA: A departamentalização funcional não é aconselhada para organizações que possuam produtos ou serviços que permaneçam inalterados por longo prazo.

A departamentalização funcional é mais indicada em casos de estabilidade e de poucas mudanças, que requeiram desempenho continuado em que as atividades das áreas sejam bastante repetitivas e especializadas onde permaneçam inalterados por longo tempo.

QUESTÃO ERRADA: Se determinada empresa atua em um ambiente onde as flutuações de mercado raramente acontecem, o critério de departamentalização adequado é por produtos ou serviços.

A departamentalização por produtos ou serviços é indicada para se focalizar as necessidades dos clientes, que estão em constante mutação. A departamentalização funcional é mais indicada para ambientes mais estáveis.

QUESTÃO CERTA: Visando garantir o melhor cumprimento de prazos e orçamentos, deve-se evitar adotar a departamentalização funcional.

“Dificuldade de coordenação interdepartamental e de interligação das diversas atividades da empresa, levando a descumprimento de prazos e orçamentos ” = desvantagem da Departamentalização Funcional (Elisabete de Abreu / 2019).

QUESTÃO CERTA: A abordagem indicada para circunstâncias estáveis, de poucas mudanças e que requeiram desempenho continuado de tarefas rotineiras é denominada departamentalização por: funções.

QUESTÃO CERTA: Algumas vantagens estão presentes no modelo de departamentalização funcional. Pode-se considerar como uma vantagem desse modelo: Permite economia de escala pela utilização integrada de pessoas, máquinas e produção em massa.

Advertisement

QUESTÃO ERRADA: Algumas vantagens estão presentes no modelo de departamentalização funcional. Pode-se considerar como uma vantagem desse modelo: É adequada quando a tecnologia e as circunstâncias externas são mutáveis ou imprevisíveis.

QUESTÃO CERTA: Permite agrupar vários especialistas sob uma única chefia comum, quando sua atividade é especializada.

Parte superior do formulário

A estrutura funcional é indicada para circunstâncias estáveis e de pouca mudança e que requeiram desempenho constante de tarefas rotineiras. É aconselhada para empresas que tenham poucas linhas de produtos ou de serviços e que permaneçam inalteradas por longo tempo. Ela reflete um dos mais altos níveis de auto-orientação e de introversão administrativa, demonstrando a preocupação da empresa com a sua própria estrutura interna.

QUESTÃO CERTA: Assinale a alternativa que apresenta corretamente o conceito de departamentalização que leva em conta a especialização técnica dos ocupantes dos cargos e seus conhecimentos. Exemplos: Departamento financeiro, departamento de vendas, departamento de contabilidade, etc: departamentalização funcional.

QUESTÃO CERTA: Existem diferentes formas de agrupar as atividades de uma organização em órgãos, o que corresponde aos denominados critérios de departamentalização. O critério segundo o qual todas as atividades relacionadas a uma determinada atividade, ou seja, de uma mesma especialidade, são alocadas em um mesmo órgão é denominado funcional.

QUESTÃO CERTA: A especialização horizontal nas organizações é conhecida por departamentalização. Existe um tipo de departamentalização que se caracteriza pela divisão interna do trabalho por especialidade, possui auto-orientação e tem como desvantagem a tendência a pequena cooperação interdepartamental. Esses aspectos referem-se ao tipo de departamentalização: por função.

QUESTÃO CERTA: O desenho da estrutura organizacional oferece informações úteis, como a especialiização do trabalho, a amplitude de controle, a cadeia de comando, os níveis de autoridade, a centralização versus a descentralização e a departamentalização. Um dos critérios de departamentalização é o funcional, que agrupa as atividades em unidades independentes, com base em suas especialidades.

QUESTÃO CERTA: Uma empresa que opera em um ambiente estável está passando por uma redefinição da sua estratégia de negócio e quer adotar uma estrutura organizacional que permita maximizar a eficiência operacional, via economia de escala e uso eficiente dos recursos. Para isso, dentre as opções abaixo, a estrutura mais adequada seria: funcional.

QUESTÃO CERTA: Baixos custos administrativos, especialidade técnica e excelência na coordenação intradepartamental são vantagens proporcionadas pela simplicidade de uma estrutura funcional.

QUESTÃO ERRADA: Estruturas organizacionais funcionais são as mais recomendadas para a realização de projetos interdisciplinares, pois, nesse tipo de estrutura, as relações entre departamentos são fluidas e as equipes de projeto são constituídas por pessoas de diferentes setores e especialidades que trabalham juntas e compartilham experiências.

Nas estruturas organizacionais funcionais, as relações entre departamentos. NÃO são fluídas Estruturas organizacionais funcionais; é cada um no seu quadrado!

QUESTÃO ERRADA: A estrutura organizacional que possui apenas três grandes áreas e nelas enfatiza as chefias das áreas específicas como pessoas, finanças e produção é um exemplo de estrutura matricial.

QUESTÃO CERTA: A abordagem indicada para circunstâncias estáveis, de poucas mudanças e que requeiram desempenho continuado de tarefas rotineiras é denominada departamentalização por: funções.

QUESTÃO CERTA: Em uma estrutura departamentalizada fundamentada no princípio da organização funcional, a autoridade é orientada pelo conhecimento e pela especialização da função a ser exercida, o que leva as unidades a estabelecerem linhas diretas de comunicação.

A Estrutura Funcional é exatamente isso. Se organiza em autoridades com especialidade em determinada função e que coordenam um grupo de pessoas. Como exemplo podemos citar a função de marketing, contabilidade, ou logística, etc.

Cada função dessa tem seu chefe imediato e especializado na função a ser exercida. Assim a comunicação entre esse chefe e os colaboradores se torna direta.

QUESTÃO CERTA: A adoção da departamentalização funcional é contraindicada caso a direção de um órgão público objetive criar, nos diversos setores desse órgão, estrutura de trabalho que favoreça o desenvolvimento da inovação e da criatividade.

A departamentalização funcional agrupa funções comuns e atividades semelhantes, o que PREJUDICA a inovação e a criatividade, uma vez que as pessoas trabalham rotineiramente fazendo as mesmas coisas, da mesma maneira.

A criatividade e inovação nascem com a diversidade.

QUESTÃO CERTA: Considerando-se que as atividades de um órgão sejam realizadas por meio de diretoria judiciária, diretoria de pessoal, diretoria orçamentária e financeira e diretoria logística, é correto afirmar que a estrutura organizacional desse órgão se fundamenta em um modelo de departamentalização: por meio do qual as tarefas são desempenhadas de forma mais segura e o relacionamento entre os servidores ocorre de maneira mais harmônica.

QUESTÃO CERTA: A adoção de uma estrutura funcional, por ser intrinsecamente hierárquica e verticalizada, não permite que processos fluam transversalmente entre as unidades organizacionais, e pode gerar barreiras à comunicação e à gestão dos processos.

A adoção de uma estrutura funcional, por ser intrinsecamente hierárquica e verticalizada, não permite que processos fluam transversalmente entre as unidades organizacionais, e pode gerar barreiras à comunicação e à gestão dos processos. FUNCIONAL não tem como característica a verticalização, e, sim, a horizontalização!

QUESTÃO ERRADA: Caso decida departamentalizar sua organização para aumentar a cooperação interdepartamental e diminuir os níveis de especificidade do trabalho, o gestor deverá adotar, primordialmente, a departamentalização funcional, na qual cada departamento corresponde a uma função principal.

É justamente o contrário, a departamentalização funcional faz aumentar a especificidade do trabalho e dificulta a cooperação interdepartamental, facilita a cooperação intradepartamental.

FGV (2022):

QUESTÃO CERTA: A implementação, em uma organização, de um modelo de departamentalização do tipo funcional tende a ter como vantagem um aumento na economia de escala, fator que ajuda na redução de custos. No entanto, esse modelo também pode trazer problemas à organização, como, por exemplo: divergências evidentes de objetivos de cada área, dificultando a coordenação entre os departamentos.