Última Atualização 14 de janeiro de 2021
QUESTÃO CERTA: A auditoria Analítica é baseada na análise dos documentos, dos relatórios e dos processos, e objetiva a identificação de situações consideradas incomuns e passíveis de avaliação, bem como conferência quantitativa (qualitativa da conta hospitalar e adequação de valores).
A auditoria analítica no âmbito do SUS consiste no exame do todo ou de partes de processos, assim como de acompanhamento, controle e avaliação à distância de um prestador ou de um processo. Deve ser utilizada como rotina e permitir traçar o perfil de um sistema, atividade ou serviço. Na análise pormenorizada de relatórios e documentos, visa aferir a eficácia, a eficiência e a efetividade dos serviços prestados, bem como a adequação dos recursos aplicados.
QUESTÃO CERTA: A auditoria Analítica subsidia o trabalho operativo e delineia o perfil da assistência e os seus controles.
QUESTÃO CERTA: Por meio da auditoria analítica, realiza-se o exame integral de todos os fatos ocorridos em uma organização. Esse método, diferentemente das modernas técnicas de amostragens previstas nas normas internacionais de auditoria, baseia-se na metodologia de fluxogramação para evidenciar o movimento de documentos e informações contábeis entre empregados e departamentos, possibilitando a visualização da segregação de funções.
Funções da auditoria analítica:
-
Determinar padrões;
-
Buscar a comprovação dos procedimentos produzidos e cobrados;
-
Detectar distorções, erros, omissões ou falhas no Sistema;
-
Gerar feedback para orientação e informação;
-
Tem a finalidade de subsidiar a verificação in loco
-
É um conjunto de procedimentos especializados que consiste na análise de relatórios, processos e documentos.
-
Seus resultados subsidiarão o planejamento da auditoria operativa.
-
Nessa fase do processo utilizam-se dados extraídos dos Sistemas de Informações do SUS.
Advertisement
QUESTÃO CERTA: No que se refere à auditoria analítica, é correto afirmar que ela: está orientada para o sistema de controles internos, para os fluxos de operações, e não para as transações propriamente ditas. Para tanto, é relevante conhecer o ciclo das transações da empresa auditada.
QUESTÃO CERTA: A fase da Auditoria Analítica ou Pré-Auditoria é de fundamental importância para o sucesso da auditoria operativa. O relatório analítico deve ser substanciado e objetivo, de modo que possibilite à equipe, na fase de auditoria operativa, elementos para o bom desenvolvimento dos trabalhos. Em relação à fase da Auditoria Analítica, assinale a alternativa INCORRETA: É um conjunto de procedimentos especializados que consiste na verificação in loco.
QUESTÃO ERRADA: No que se refere à auditoria analítica, é correto afirmar que ela: é mais utilizada pelos auditores externos, que dispõem de menos tempo para a realização de seus trabalhos, mas tende a ser substituída gradualmente com a crescente informatização dos processos operacionais das empresas.
Auditoria analítica é mais utilizada pelos auditores internos. Os auditores independentes utilizam a auditoria sintética.