Última Atualização 13 de janeiro de 2021
QUESTÃO CERTA: Um grupo de empresas semelhantes, já estabelecidas e atuando em certo setor produtivo, se coordenam para impedir a entrada de novos concorrentes no setor.
Se essas empresas tiverem vantagem competitiva significativa, em relação aos potenciais entrantes, o preço que decidem praticar, chamado de preço-limite, desincentiva as empresas entrantes, e gera um lucro positivo para as já estabelecidas.
Tem-se que Pl = Pc (1+E), ou seja, quanto mais difícil a entrada de novos concorrentes em um mercado, maior o preço que um conjunto de empresas
E = (Pl – Pc)/Pc, onde E=condição de entrada; Pl=preço limite (máximo que pode ser cobrado sem atrair novos concorrentes); Pc=preço que seria cobrado em um mercado competitivo (com lucros normais).
Tem-se que Pl = Pc (1+E), ou seja, quanto mais difícil a entrada de novos concorrentes em um mercado, maior o preço que um conjunto de empresas oligopolistas, adotando comportamentos colusivos, pode adotar sem ser ameaçado por concorrentes potenciais.
As barreiras à entrada, dada a natureza dos seus determinantes que serão listados a seguir, são estruturais, estáveis e se modificam lentamente no tempo, além de não poderem ser facilmente alteradas pelas entrantes potenciais. Isto permite considerar a condição de entrada e seus determinantes como, primariamente, condicionantes estruturais do comportamento das firmas e não como um resultado deste comportamento.
Fonte: http://www.ie.ufrj.br/grc/pdfs/barreiras_a_entrada_e_defesa_da_concorrencia.pdf