Oligopólio

0
692

Última Atualização 13 de janeiro de 2021

QUESTÃO CERTA: Uma das características do mercado oligopolista é a interdependência mútua, em que as empresas agem levando em consideração a reação de seus concorrentes.

Definição de oligopólio, já mataria esta questão: Uma concorrência imperfeita, na qual o mercado é controlado por um número reduzido de empresas, de tal forma que cada uma tem que considerar os comportamentos e as reações das outras, quando toma decisões de mercado.

QUESTÃO CERTA: O oligopólio constitui uma estrutura de mercado em que as empresas consideram, em suas decisões, as ações de suas concorrentes.

QUESTÃO ERRADA: Suponha que no mercado de produção de alumínio há dezenas de empresas, sendo que a maior delas produz uma fração mínima do que seria a oferta total. Desta maneira os produtores seriam tomadores de preço. Considerando essas informações e a possibilidade de substituição de alumínio por cobre e vice-versa, para o uso industrial, julgue os itens subsecutivos. A estrutura de mercado é de oligopólio.

Resposta: ERRADO

Por quê? Note que o enunciado coloca que há dezenas de empresas no ramo (até aí, realmente, poderia ser caracterizado um oligopólio, caso poucas detivessem grande fatia do mercado). Entretanto, diz-se, também, que a maior empresa do mercado de alumínio produz fração mínima da oferta total. Isso demonstra que nenhuma das empresas tem força de mercado o bastante para influenciar os preços, sozinha. Logo, é uma concorrência perfeita.

Oligopólio é o mercado no qual existe um pequeno número de grandes empresas.

QUESTÃO CERTA: As duas variantes dos mercados oligopolísticos são o oligopólio indiferenciado e o oligopólio diferenciado, sendo este o oligopólio em que os produtos das diversas empresas são claramente distinguíveis e os compradores têm, entre eles, preferências definidas.

A indústria oligopolista pode ser classificada de várias maneiras: o oligopólio puro e o oligopólio diferenciado (LABINI: 1980; p 46). Para o primeiro caso, pode-se definir como uma firma produzindo produto homogêneo como o cimento ou o aço. No segundo caso, tem-se uma produção de produtos diferenciados. E, por fim, tem-se uma firma oligopolista caracterizada por conluio ou ação independentes, formando em sua maioria os famosos cartéis.

Advertisement

QUESTÃO CERTA: Apesar de, em um oligopólio, poucas empresas deterem o controle da maior parcela do mercado, a influência de cada empresa sobre os preços do mercado não é nula.

Quando diz “não é nula”, quer dizer que pode influenciar no mercado.

Uma tendência dentro deste tipo mercado é a formação do cartel, um acordo entre esses poucos fornecedores que irá manter o preço de seu produto em um determinado nível que proporcione lucros a todos os controladores do mercado, desta forma originando uma situação bastante semelhante à do monopólio.

QUESTÃO CERTA: Se houver oligopólio no comércio de ervas do Ver-o-Peso, os preços dessas ervas serão superiores aos custos marginais e aos custos médios.

De uma maneira bem simples: Preço x Custos marginais

– Economia competitivapreço = custos marginais

– Economia de monopólio e oligopóliopreço > custos marginais