Base Monetária

0
1253

Última Atualização 13 de janeiro de 2021

A base monetária corresponde ao total de papel-moeda em poder do público somado ao total de moeda mantido nos caixas dos bancos comerciais. Aqui é necessário esclarecer o que se entende por público. Público diz respeito a todos os agentes da economia que não os bancos comerciais e o próprio Bacen. Os bancos comerciais e o Bacen formam o sistema bancário (ou monetário) da economia. Assim, público concerne ao sistema não-bancário da economia. Os bancos comerciais são instituições legalmente autorizadas a receber depósitos à vista. Dessa forma, muitas instituições financeiras que não podem receber depósitos à vista são classificadas como público.

A base monetária (no sentido estrito, ou seja, M0) = PMC (papel-moeda em circulação) + DCV (Depósitos compulsórios e voluntários)

QUESTÃO CERTA: O controle do papel-moeda emitido e o das reservas bancárias, que juntos formam o passivo monetário do BACEN ou a base monetária, implicam o controle dos meios de pagamento mais básicos no país, que são o papel-moeda em poder do público e os depósitos à vista nas instituições financeiras.

A quantidade de moeda colocada em circulação pelo Bacen é denominada base monetária. O Bacen controla, portanto, a base monetária.

QUESTÃO ERRADA: A base monetária é igual ao papel moeda em poder do público.

Base Monetária = PMPP + Reservas


QUESTÃO ERRADA:
A base monetária se expande com um aumento do ativo do Banco Central não compensado por um aumento do seu passivo monetário. 

Negativo. O que aumenta a base monetária é o aumento do passivo monetário do Banco Central.

QUESTÃO CERTA: A ampliação apenas das reservas internacionais eleva a base monetária. 

Verdade. Reservas internacionais são ativos do Banco Central que são compensadas por passivos monetários. Quando alguém no Brasil exporta, o comprador pagará em dólares. Estes dólares vão para o Banco Central que emitirá moeda nacional para pagar o exportador.

QUESTÃO ERRADA: O aumento dos depósitos de poupança aumenta o passivo monetário dos bancos comerciais. 

Negativo. O único passivo monetário dos bancos comerciais é o depósito à vista.

QUESTÃO ERRADA: A Base Monetária é, por definição, igual à reserva bancária mais os depósitos à vista nos bancos.

INCORRETA LETRA A: BM= Papel Moeda em Poder Público + Encaixes Totais (Caixa dos Bancos Comerciais + Encaixes Voluntários no BC + Encaixes Compulsórios no BC) OU BM= C + R Parte superior do formulário

Base Monetária (B) = este agregado inclui o papel-moeda emitido pelo governo em poder do público (PMPP) e o volume de reservas mantidos pelos bancos comerciais (R).

Lembre-se que: a base monetária equivale ao saldo de papel-moeda em poder do público somado ao saldo dos encaixes totais dos bancos comerciais

QUESTÃO CERTA: Base monetária de um país consiste das reservas bancárias mais papel moeda emitido por este país.

A questão está CERTA, pelo Seguinte:

PME= PMC + Caixa do Banco Central –> o Caixa do Banco Central hoje em dia = 0.

PMC= Papel Moeda em Poder do Público + Caixa dos Bancos Vejam que neste caso, PME=PMC.
Base Monetária = Reservas Bancárias + Papel Moeda em Poder do Público + Caixa dos Bancos, que é o mesmo que dizer:

Base Monetária = Reservas Bancárias + PME, pois PME = PMC 

QUESTÃO CERTA: A elevação das reservas voluntárias no Banco Central feita pelos bancos comerciais reduz o papel-moeda em circulação.

O papel moeda em circulação (PMC) é igual a papel moeda emitido (PME) menos caixa do Bacen.

PMC=PME-Caixa do Bacen.

As reservas bancárias são divididas em reservas compulsórias e voluntárias, e são depositadas no Banco Central.

QUESTÃO CERTA: O controle do papel-moeda emitido e o das reservas bancárias, que juntos formam o passivo monetário do BACEN ou a base monetária, implicam o controle dos meios de pagamento mais básicos no país, que são o papel-moeda em poder do público e os depósitos à vista nas instituições financeiras.

Advertisement

O conjunto papel moeda em poder do público + o depósito à vista, formam o M1, que é o meio de pagamento mais básico da economia, inclusive é o que tem maior liquidez.

QUESTÃO ERRADA: Base monetária indica o volume da oferta de dinheiro na economia e é composta pelo papel moeda em circulação, pelas reservas bancárias e pelo papel moeda em poder do público.

Base Monetária não é a mesma coisa que M1.

O M1 de fato são aqueles recursos que não rendem juros, portanto, PMPP + Depósitos à vista.

Por outro lado, a Base Monetária é uma parte do M1. Vejam: 

M1 = c M1 + d M1

BM = c M1 + rd M1

Ou seja, a Base Monetária é uma parcela do M1.

QUESTÃO CERTA: A base monetária corresponde a 5.500.

Imagem 011.jpg

Solução:

Base monetária = PMC + Dep voluntário e compulsórios
B = 1400 + 4100 = 5500.

Meios de pagamento = PMPP + Dep a vista
M = 1300 + 11900 = 13200

m = M/B
m = 13200 / 5500 = 2,4

QUESTÃO CERTA: Com base nos instrumentos e medidas utilizados pelo BACEN e pelos bancos comerciais para controlar a oferta monetária, julgue os próximos itens, considerando especialmente o objetivo de redução das pressões inflacionárias geradas por demanda excessiva. Medidas de desestímulo à entrada de capital estrangeiro no país permitem que se alcance o objetivo pretendido.

Entra capitais estrangeiros, estes são convertidos em Reais, aumentando a base monetária.

QUESTÃO ERRADA: O valor do M1 — papel moeda em poder do público mais depósito à vista em banco comercial — é igual à base monetária.

Incorreta: Base monetária = Papel Moeda em Poder do Público + encaixes totais dos bancos (totalidade do dinheiro vivo que o banco possui: 1. em seu caixa; 2.voluntariamente no BC; 3; compulsoriamente no BC).

QUESTÃO ERRADA: A base monetária é definida como a soma do papel-moeda em poder do público com os encaixes voluntários e obrigatórios dos bancos comerciais. Os meios de pagamento no conceito restrito (M1) são definidos pela soma do papel moeda em poder do público com os depósitos à vista nos bancos comerciais. Com relação a esse tema e ao desenvolvimento da teoria monetária, julgue o item seguinte. Se o BCB determinar um aumento nos encaixes compulsórios dos bancos comerciais, haverá aumento da base monetária.

Se o BCB determinar um aumento nos encaixes compulsórios (empréstimos compulsórios) dos bancos comerciais, haverá DIMINUIÇÃO da base monetária (DIMINUIÇÃO porque haverá menos dinheiro na economia devido ao aumento dos compulsórios junto ao BCB – saiba que os compulsórios são, de maneira simples, uma porcentagem que o BCB exige dos Bancos depositem no BCB). Aumento de compulsório é política monetária contracionista.