Última Atualização 13 de janeiro de 2021
QUESTÃO CERTA: Os modelos macroeconômicos procuram analisar o comportamento dos gastos públicos durante o tempo. Os modelos que tentam associar o crescimento dos gastos públicos com os estágios de crescimento do país foram desenvolvidos por: Musgrave, Rostow e Herber.
A questão fala dos modelos macroeconômicos de desenvolvimento e crescimento dos gastos públicos, onde estes passam por diversos estágios defendidos nos trabalhos de Musgrave, Rostow e Herber.
1) Musgrave
A eficiente estrutura do setor público variará de acordo com o estágio de desenvolvimento econômico
Estágio inicial – formação bruta de capital Investimentos do setor público em relação ao investimento total da economia é elevado. Transporte, estradas, saneamento, entre outros.
Estágio intermediário – governo continuará a investir assumindo o papel de complementação ao crescimento do investimento no setor público corrigindo falhas de mercado.
Últimos estágios de desenvolvimento – essa relação voltaria a crescer devido ao “peculiar estágio da renda e suas necessidades de capital”.
2) Rostow
Admite a existência de estágios. Acrescentando que a relação de gastos com o PIB volta a crescer nos últimos estágios devido ao investimento em serviços sociais.
3) Herber
Desenvolve a Lei de Wagner e associa a participação e o crescimento dos gastos com o estágio de industrialização.
Pré-industrial: participação ativa dos investimentos do setor público;
Maturidade: no nível de industrialização a participação do setor público permanecerá mais ou menos estável;
Pós-industrial: torna-se novamente necessário uma injeção de investimentos do setor público para que alcance um novo nível superior de renda.
—————————————–
Resumindo: Os três autores associam o crescimento dos gastos públicos com o estágio de desenvolvimento. Assim:
a) Estágio inicial – há necessidade de significativo envolvimento do setor público para promover o crescimento;
b) Estágio intermediário – os gastos públicos já não variam significativamente; Aumento pela demanda de serviços sociais.
c) Terceiro estágio – Aumento pela demanda da participação do Estado na retomada do crescimento.
No entanto, a participação do governo dependerá das flutuações circunstanciais ocorridas nas estruturas políticas, econômicas e sociais de cada país.