O Que É Armadilha de Liquidez?

0
544

Última Atualização 15 de junho de 2023

Fonte: Liquidity trap – meaning & preference – Project Management | Small Business Guide (excel-pmt.com)

Armadilha de Liquidez é processo identificado por Keynes que consiste na situação em que o aumento da oferta de dinheiro, por exemplo, via resgate dos títulos de dívida pública, não tem por consequência a queda da taxa de juros, mas sim a elevação das reservas dos bancos, aplicadas em Tesouraria, e do público não bancário em saldos monetários ociosos. Nessa circunstância específica de depressão, os agentes econômicos acreditam que a taxa de juros se encontra em nível muito baixo, próxima de zero, e certamente aumentarão em futuro próximo. Assim, a concessão de empréstimos prefixados ou a aquisição de títulos financeiros em longo prazo acarretará perda. Enquanto aguardam mudança na conjuntura, mantêm o dinheiro na forma líquida. Também não gastam enquanto esperam queda de preços em bens e serviços.

CEBRASPE (2018):

QUESTÃO CERTA: Uma economia monetária apresenta armadilha da liquidez. Nesse caso: o canal de estímulo à economia pelos juros perde a sua eficácia.

A armadilha de liquidez é uma situação na qual a taxa de juros se encontra em 0% ou muito próxima a isto. Quando isso ocorre, as ações de política monetária de injetar mais recursos em uma economia não obtêm o resultado esperado. Por isso se chama tal situação de uma “armadilha”. Este conceito foi apontado pela primeira vez pelo famoso economista britânico John Maynard Keynes.

Armadilha da liquidez: demanda por moeda é infinitamente elástica em relação aos juros, sendo assim a curva LM é totalmente horizontal. Isso indica que a demanda por moeda é totalmente modificada em razão de qualquer modificação na taxa de juros. Total ineficiência da política monetária.

Infinitamente elástica é a situação de mercado em que os consumidores vão adquirir a quantidade que puderem de moeda a determinada taxa de juros; a qualquer taxa de juros mais alta do que essa, a demanda cai para zero, a qualquer taxa mais baixa, a demanda aumenta ilimitadamente.

CEBRASPE (2013):

QUESTÃO CERTA: Quando a demanda por moeda é infinitamente elástica, reduções da taxa de juros não proporcionam alterações no produto de equilíbrio da economia.

Demanda por moeda totalmente elástica é o da Armadilha de Liquidez (Caso Keynesiano), onde a política monetária é ineficaz e a política fiscal eficaz.

Demanda por moeda totalmente inelástica é o do Crowding-out (Caso Clássico), onde a política monetária é eficaz e a política fiscal ineficaz.

CEBRASPE (2018):

QUESTÃO CERTA: Acerca do modelo IS-LM, julgue o item seguinte. No caso da armadilha da liquidez, a política fiscal apresenta sua máxima eficácia, não tendo efeito sobre a taxa de juros.

A armadilha da liquidez é o caso de máxima eficácia de política fiscal, Como a taxa de juros não se altera (LM horizontal) qualquer alteração na política fiscal tem efeito pleno sobre o nível de renda. Se o governo gastar mais não fará nenhuma alteração nos gastos privados.

Armadilha da liquidez (LM totalmente horizontal) é o caso de maior eficácia da política fiscal. O deslocamento da curva IS tem uma total eficácia nesse caso. Dinamizou-se a renda, o nível de produto da economia, não ocorre um crescimento da taxa de juros.

(Armadilha liquidez)

Eixo y: tx. Juros

Eixo x: Demanda agregada

LM perfeitamente elástica ➡ Deslocamento da IS sobre a LM (horizontal) não altera tx. de juros (eficácia máxima) | Quanto mais inclinada, maior a eficácia e menor o efeito deslocamento (crowding out).

CEBRASPE (2017):

QESTÃO ERRADA: Se a LM for horizontal devido a fixação da taxa de juros por parte da autoridade monetária, então a economia estará na situação de armadilha da liquidez.

Advertisement

A economia somente estará na condição de armadilha de liquidez e, por sua vez, com a curva LM na horizontal, quando houver os seguintes pressupostos:

1) Elasticidade da demanda de moeda for alta ou elástica em relação aos juros;

2) Elasticidade da demanda de moeda for baixa ou inelástica em relação à renda;

Quando a curva LM está na horizontal por fixação da taxa de juros por parte da autoridade monetária, a elasticidade não estará nas condições apresentadas acima. Logo, admitir-se-ia, por exemplo, uma política monetária de modo eficaz, coisa que nos 2 pressupostos acima não seria possível.

CEBRASPE (2014):

QUESTÃO CERTA: Quando ocorre o fenômeno denominado armadilha da liquidez, a taxa de juros se reduz a tal ponto que a política monetária se torna ineficaz e a moeda passa a ser demandada apenas por motivo especulativo.

CEBRASPE (2013):

QUESTÃO CERTA: No que se refere ao modelo IS/LM, julgue os próximos itens. Na situação de armadilha da liquidez, o Banco Central do Brasil perde sua capacidade de estímulo à economia por meio do canal dos juros, permanecendo, contudo, capaz de influenciar a economia pelo canal monetário.

Na armadilha da liquidez, atingimos o limite mínimo da taxa de juros.

Políticas monetárias expansionistas simplesmente não farão a LM ir para baixo, indicando que o BACEN perde sua capacidade de estímulo à economia por meio do canal dos juros, perdendo também sua capacidade de influenciar a economia pelo canal monetário.

Na armadilha da liquidez, a política monetária é ineficaz.

CEBRASÉ (2013):

QUESTÃO ERRADA: Na situação de armadilha da liquidez, o Banco Central perde completamente a capacidade de influenciar a atividade econômica.

Armadilha de liquidez

É um cenário onde os agentes econômicos retêm moeda em excesso:

  • Elevada incerteza
  • Demanda por moeda é excessiva
  • Política monetária não tem efeito
  • Situação de recessão

Para quebrar o cenário de armadilha da liquidez, é preciso colocar em funcionamento a política fiscal, ampliando o gasto público. A teoria da armadilha de liquidez aplica-se à política monetária em períodos de depressão não-inflacionária. Apesar do BACEN, por meio da política econômica expansionista, não conseguir aumentar o produto da economia, ele ainda influencia a atividade econômica.

CEBRASPE (2012):

QUESTÃO CERTA: Segundo argumento do modelo keynesiano, uma política fiscal expansionista gera expansão, mais que proporcional, na demanda do produto, se existir capacidade ociosa.

VUNESP (2023):

QUESTÃO CERTA: Num modelo IS-LM, a chamada armadilha pela liquidez é representada por: LM horizontal.