Externalidades negativas

0
374

Última Atualização 13 de janeiro de 2021

QUESTÃO ERRADA: As externalidades negativas são situações em que o consumo de determinado bem produz efeitos adversos para o agente consumidor.

Negativo. Não é efeito reflexo, isto é, aquele que consome, recebe de volta efeitos colaterais.

Em economia, externalidades são os efeitos colaterais de uma decisão sobre aqueles que não participaram dela. Existe uma externalidade quando há consequências para terceiros que não são tomadas em conta por quem toma a decisão.

QUESTÃO CERTA: O uso das vias públicas pode produzir diversos problemas para a sociedade em termos de poluição, acidentes causados por velocidade excessiva ou veículos em péssimas condições e perda de tempo devido ao trânsito. Na Teoria Econômica esses são problemas: de externalidades negativas, e a solução é a intervenção do Estado por meio da imposição de impostos, pedágios urbanos e regulamentação das condições do veículo para desestimular tais externalidades;

QUESTÃO CERTA: Considere que determinada cidade que tem apenas uma grande indústria deseje instituir uma taxa sobre a emissão de poluentes. Nessa situação, dado o processo produtivo da empresa, o valor ótimo para a taxa será igual ao ponto de equilíbrio entre a taxa marginal externa provocada pela poluição e a taxa marginal de redução dos poluentes.

Esta é a condição de equilíbrio em determinado mercado no caso de externalidades negativas. 

Como a cidade possui apenas 1 indústria, todos os poluentes são por ela emitidos. A produção da firma é ineficiente, pois oferta uma quantidade superior ao socialmente ótimo, ou seja, o custo marginal social é superior ao custo marginal privado. 

O valor da taxa deve igualar o valor de ambos, ou seja, o valor ótimo para a taxa será igual ao ponto de equilíbrio entre a taxa marginal externa provocada pela poluição e a taxa marginal de redução dos poluentes (CMgsocial = CMgprivado).

Correta a questão. Falhas de mercado são os monopólios, oligopólios, bens públicos, falhas na comunicação e externalidades que podem ser positivas ou negativas. No caso de externalidade negativa é quando todos são prejudicados independentemente de usar ou não o bem ou serviço. No caso da questão mesmo eu não utilizando automóvel estou sendo prejudicado com a poluição, acidentes, trânsito, e o governo terá que intervir para diminuir ou anular essas externalidades através de cobranças de impostos, pedágios etc.

Parte superior do formulário

Parte superior do formulário

QUESTÃO CERTA: Uma das razões importantes para a presença do estado na economia é a existência de externalidades negativas e positivas. A esse respeito, pode-se afirmar que:Parte superior do formulário

quando uma pessoa não se vacina contra uma doença infecciosa está impondo aos demais uma externalidade negativa.

QUESTÃO ERRADA: as externalidades negativas ocorrem quando as ações de um indivíduo ou empresa implicam benefícios a outros agentes econômicos.

Externalidades negativas: São situações em que as ações de um determinado agente da economia prejudicam (e não beneficia conforme consta na assertiva) os demais indivíduos. Exemplo: Uma indústria, que não deseja ter gastos com um sistema de reciclagem, joga dejetos diretamente em um riacho. Tal situação acaba por prejudicar o meio ambiente e a sociedade, que terá que arcar com o prejuízo ambiental.

QUESTÃO CERTA: A ação de pescar no período de defeso e seu impacto sobre a atividade pesqueira em geral representam uma falha de mercado classificada como externalidade negativa.

Pescar no período de defeso gera externalidade negativa (assertiva da questão). Não pescar neste período gera externalidade positiva. Este assunto está relacionado com a “tragédia dos comuns” (situação em que indivíduos agindo de forma independente e racionalmente de acordo com seus próprios interesses se comportam em contrariedade aos melhores interesses de uma comunidade, esgotando algum recurso comum).

Advertisement

A tragédia dos comuns é uma situação em que indivíduos agindo de forma independente e racionalmente de acordo com seus próprios interesses comportam-se em contrariedade aos melhores interesses de uma comunidade, esgotando algum recurso comum.

QUESTÃO CERTA: O fenômeno econômico conhecido como Tragédia dos Comuns é um caso de externalidade associado à utilização excessiva de um recurso de produção, o qual pertence a toda a sociedade, e não a uma pessoa em particular.

A tragédia dos comuns é a situação descrita nos manuais de economia para explicar a necessidade de direitos de propriedade bem delimitados. Relatam os livros que na idade média havia os “campos comuns”, que eram de toda a coletividade e podiam ser utilizados por todos. Cada camponês colocava o máximo possível de vaquinhas lá para aproveitar cada cm² de campo “gratuito”. Como não havia um uso sustentável, o campo logo deixava de produzir capim e ninguém mais poderia usá-lo.

QUESTÃO CERTA: A produção direta de bens pelo Estado, a imposição de multas ou impostos e a regulamentação são formas de redução dos efeitos de externalidades negativas.

São inúmeras as formas de o Estado reduzir as externalidades negativas. O enunciado acima trouxe alguns destes variados exemplos. Seguem abaixo algumas contextualizações (das infinitas que são possíveis): – Produção direta de bens: às vezes, o governo pode decidir que é melhor ele mesmo produzir determinado bem, para que haja o menor nível de externalidades possível (exemplo: o governo explorando a energia nuclear).

– Multas ou impostos: sobre uma indústria poluidora, ou sobre o cidadão que anda em alta velocidade (tudo isso desestimula a externalidade negativa).

– Regulamentação: sobre construções no meio urbano, sobre a exploração de determinadas atividades, etc, etc.

QUESTÃO ERRADA: Externalidades negativas fazem que os custos marginais sociais sejam inferiores aos custos marginais privados.

Gabarito: Errado

Na presença de uma externalidade negativa da produção o custo social é maior que o custo privado, de forma que a “oferta social” fica à esquerda da oferta privada. O resultado é que a produção do mercado é maior do que a socialmente desejável.

Superiores! Pois não estão incluídos no P de mercado. São externos ao mercado.