Última Atualização 13 de janeiro de 2021
QUESTÃO CERTA: A partir das tabelas de recursos e usos (TRU), que representam as operações de produção, importação e consumo intermediário e final, é possível calcular o produto interno bruto do Brasil, tanto pela ótica da produção quanto pela da demanda.
A Tabela de Recursos e Usos (TRU) é uma representação das operações econômicas ocorridas em um lugar e período determinados na qual são articulados os resultados dos agregados macroeconômicos de produto, renda e despesa por setores de atividade. A sua construção fundamenta-se na própria disponibilidade e confiabilidade dos dados básicos e na obrigatoriedade do equilíbrio entre oferta e demanda em cada cadeia produtiva da economia.
A TRU é formada por duas tabelas: a de Recursos de Bens e Serviços e a de Usos de Bens e Serviços (fig. 1). A primeira apresenta a oferta total de bens e serviços da economia; a segunda, o consumo intermediário, a demanda final e os componentes do Valor Adicionado.
QUESTÃO CERTA: O chamado Novo Sistema de Contas Nacionais do Brasil (NSCN), criado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apresenta, dentre seus grupos de contas: a tabela de recursos e usos que contém os resultados, a preços correntes e a preços constantes do ano anterior, e mostra os fluxos de oferta e demanda dos bens e serviços e, também, a geração da renda e do emprego em cada atividade econômica.
QUESTÃO CERTA: As tabelas de recursos e usos (TRU), que representam as operações de produção, importação e consumo (intermediário e final) por atividade econômica, apresentam como saldo o valor adicionado e, consequentemente, o produto interno bruto (PIB) do país.
As TRU representam as operações de produção, importação e usos (intermediário e final) realizadas pelas atividades econômicas – fluxos. E, apresentam como saldo o valor adicionado bruto a preços básicos (VA) por atividade econômica e, consequentemente, o Produto Interno Bruto (PIB) do país. Ou seja, as TRU mostram as relações de produção entre as atividades e a renda gerada no processo produtivo.