Princípio da oportunidade

0
1917

Última Atualização 25 de janeiro de 2021

QUESTÃO CERTA: De acordo com o princípio da oportunidade, os componentes patrimoniais devem ser mensurados e apresentados, de forma a produzir informações íntegras e tempestivas, bem como a oportunidade e a confiabilidade das informações devem ser ponderadas.

Resolução CFC 750 O PRINCÍPIO DA OPORTUNIDADE Art. 6º O Princípio da Oportunidade refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas. Parágrafo único. A falta de integridade e tempestividade na produção e na divulgação da informação contábil pode ocasionar a perda de sua relevância, por isso é necessário ponderar a relação entre a oportunidade e a confiabilidade da informação

QUESTÃO CERTA: O princípio da contabilidade que se refere ao processo de mensuração e à apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas é chamado de princípio da oportunidade. 

Princípio da Prudência: adoção do menor valor para o ativo e do maior valor para o passivo.

Princípio da Competência: apura o fluxo econômico. Registra as receitas e despesas de acordo com o fato gerador, independentemente da entrada ou saída de dinheiro.

Princípio da Entidade: reconhece a autonomia patrimonial, fazendo com que o patrimônio da entidade não se confunda com o patrimônio do gestor.

Princípio da Continuidade: pressupõe que a entidade continuará em operação no futuro.

Princípio da Oportunidade: processo de mensuração e apresentação dos componentes do patrimônio para produzir informações íntegras e tempestivas.

QUESTÃO CERTA: A observância dos princípios de contabilidade é obrigatória no exercício da profissão e constitui condição de legitimidade das normas brasileiras de contabilidade. Nesse sentido, é correto afirmar que o princípio da oportunidade: refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas.

QUESTÃO CERTA: O princípio da oportunidade refere-se, simultaneamente, à tempestividade e à integridade do registro do patrimônio e das suas mutações, determinando que este seja feito de imediato e com a extensão correta, independentemente das causas que as originaram.

QUESTÃO CERTA: A produção de informações contábeis tempestivas e íntegras apoia-se no princípio da oportunidade.

QUESTÃO CERTA: Atende ao princípio da oportunidade o procedimento consistente na apresentação dos componentes patrimoniais com vistas a permitir a produção de informações tempestivas.

QUESTÃO CERTA: O princípio da oportunidade determina que os registros contábeis sejam feitos de maneira tempestiva, no momento em que o fato ocorra, com integralidade, pelo seu valor completo.

QUESTÃO CERTA: O Princípio da Oportunidade refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas.

QUESTÃO CERTA: O princípio da oportunidade faz alusão ao momento em que devem ser registradas as variações patrimoniais;

QUSTÃO ERRADA: O processo contábil de reconhecimento, mensuração e evidenciação dos componentes patrimoniais, para produzir informações íntegras e no tempo certo, está subordinado aos denominados princípios da continuidade e da tempestividade.

Na verdade, essas características encontram amparo no princípio da oportunidade:

Art. 6º O Princípio da Oportunidade refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas.

QUESTÃO CERTA: A falta de integridade e tempestividade na geração e divulgação da informação contábil-financeira pode dificultar ou mesmo impedir a tomada de decisão pelo usuário da informação, criando um trade-off entre o tempo e a fidedignidade dessa informação. Nesse caso, o princípio fundamental contábil relacionado ao trade-off é o princípio da: oportunidade.

QUESTÃO CERTA: O princípio da Oportunidade refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas.

QUESTÃO ERRADA: O princípio da oportunidade determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos em seus respectivos períodos, independentemente de recebimento ou pagamento.

Art. 9º. O Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.

QUESTÃO ERRADA: O princípio da oportunidade obriga a simultaneidade do registro das receitas e de suas despesas correlatas.

O Princípio da Oportunidade refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas.

QUESTÃO CERTA: O princípio da oportunidade refere-se à produção de informações íntegras e tempestivas, sendo a tempestividade dos registros contábeis fator preponderante para proporcionar ao gestor rapidez na tomada de decisões.

QUESTÃO ERRADA: A relação entre confiabilidade e oportunidade da informação contábil é a base principal para a aplicação do princípio do registro pelo valor original.

Art. 6º O Princípio da Oportunidade refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas.

Parágrafo único. A falta de integridade e tempestividade na produção e na divulgação da informação contábil pode ocasionar a perda de sua relevância, por isso é necessário ponderar a relação entre a oportunidade e a confiabilidade da informação. (Redação dada pela Resolução CFC nº. 1.282/10)

QUESTÃO ERRADA: De acordo com o princípio da oportunidade, eventos futuros devem ser registrados no momento da identificação do seu fato gerador, haja vista o risco de descontinuidade da entidade.

Princípio da oportunidade:

O Princípio da OPORTUNIDADE refere-se, simultaneamente, a tempestividade e a integridade do registro do patrimônio e das suas mutações, determinando que este seja feito de imediato e com a extensão correta, independentemente das causas que as originaram.

Advertisement

Princípio da continuidade:

CONTINUIDADE ou não da ENTIDADE, bem como sua vida definida ou provável devem ser consideradas quando da classificação e avaliação das mutações patrimoniais, quantitativas e qualitativas.

A observância do Princípio da CONTINUIDADE é indispensável à correta aplicação do Princípio da COMPETÊNCIA, por efeito de se relacionar diretamente à quantificação dos componentes patrimoniais e a formação do resultado, e de constituir dado importante para aferir a capacidade futura de geração de resultado.

QUESTÃO CERTA: O princípio da competência determina o momento em que as alterações no ativo ou passivo resultam em aumento ou diminuição no patrimônio líquido, estabelecendo diretrizes para classificação das mutações patrimoniais, resultantes da observância do princípio da oportunidade.

QUESTÃO CERTA: Segundo o princípio da oportunidade, é necessário ponderar a relação entre a oportunidade e a confiabilidade da informação, pois a falta de integridade e tempestividade na produção e na divulgação da informação contábil pode ocasionar a perda de sua relevância.

QUESTÃO CERTA: A relevância está relacionada ao princípio da oportunidade, mas condicionada à confiabilidade da informação que será divulgada.

CERTO

De acordo com o artigo 6º da Resolução CFC no 750/93:

Art. 6º O Princípio da Oportunidade refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas. 

Parágrafo único. A falta de integridade e tempestividade na produção e na divulgação da informação contábil pode ocasionar a perda de sua relevância, por isso é necessário ponderar a relação entre a oportunidade e a confiabilidade da informação.

O PRINCÍPIO DA OPORTUNIDADE.

Art. 6º O Princípio da Oportunidade refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas.

Parágrafo único. A falta de integridade e tempestividade na produção e na divulgação da informação contábil pode ocasionar a perda de sua relevância, por isso é necessário ponderar a relação entre a oportunidade e a confiabilidade da informação. (Redação dada pela Resolução CFC nº. 1.282/10)

Anote-se que a relevância está ligada ao princípio da oportunidade, por isso é necessário ponderar a relação entre a oportunidade e a confiabilidade da informação

QUESTÃO ERRADA: O princípio da oportunidade refere-se, simultaneamente, à tempestividade e à integridade do registro do patrimônio e das suas mutações, determinando que este seja efetuado no momento do pagamento ou recebimento, com a extensão correta, independentemente das causas que as originaram.

QUESTÃO CERTA: De acordo com o princípio da oportunidade, a receita antecipada deve ser registrada em conta patrimonial no momento de sua ocorrência; e, somente ao se emitir o documento fiscal de venda, o saldo da receita antecipada, segundo o princípio da competência, será transportado ao resultado do exercício.

No momento inicial ela será tratada como uma conta patrimonial com natureza de obrigação, ou seja, é um passivo, já no seu reconhecimento pelo regime de competência ela irá para o resultado como receita pois e quando se efetivou o seu fato gerador.

O princípio da oportunidade se trata da importância de registrar as informações sobre variações patrimoniais na hora da ocorrência independente dos fatos que a deram origem.

Regime de competência = registra-se quando acontece o fato gerador.

QUESTÃO CERTA: Como resultado da observância do princípio da oportunidade, desde que tecnicamente estimável, o registro das variações patrimoniais deve ser feito mesmo na hipótese de somente existir razoável certeza de sua ocorrência.