Valor justo e coligadas

0
333

Última Atualização 25 de janeiro de 2021

QUESTÃO ERRADA: Nas transações entre partes relacionadas, como aquelas que se dão entre coligadas e suas controladoras, não é aplicável a mensuração a valor justo, visto que este equivale ao montante que seria recebido pela venda de um ativo ou ao preço que seria pago pela transferência de um passivo em uma transação não forçada no mercado principal.

Errado, questão capciosa, consoante o CPC o valor justo praticado entre partes relacionadas é prejudicado por conta da falta de independência entre elas. Todavia, não é algo absoluto, já que atendido outros requisitos o valor justo pode ser praticado.

QUESTÃO CERTA: Na transação entre duas empresas coligadas, a mensuração do

Advertisement
valor justo fica prejudicada.

Essa questão: ”a mensuração fica prejudicada” isso quer dizer que não dá para achar o valor justo usando coligadas, pois não é o mercado principal, obviamente não é um mercado sem favorecimentos.

A outra questão: ”não é aplicável” o fato de eu não poder achar o valor justo usando coligadas não quer dizer que eu não possa usar o valor justo se eu já souber ele através de uma mensuração em mercado principal sem favorecimento.