Última Atualização 25 de janeiro de 2021
Retificação de lançamento é o processo técnico de correção de registro realizado com erro na escrituração contábil da entidade e pode ser feito por meio de:
a) estorno: Anulação total.
b) transferência: Transposição para a conta correta.
c) complementação: Posterior, aumentando ou diminuindo.
Observação: Em qualquer das formas citadas acima, o histórico do lançamento deve precisar o motivo da retificação, a data e a localização do lançamento de origem.
QUESTÃO CERTA: No que se refere à escrituração, o lançamento que consiste na regularização da conta indevidamente debitada ou creditada com a transposição do registro para a conta adequada é denominado: transferência.
RESUMO – ERROS DE ESCRITURAÇÃO E SUAS CORREÇÕES:
FORMAS DE CORREÇÃO
I) Estorno
*Anula integralmente
*Em regra envolve 2 lançamentos
*Lançamento inverso àquele feito erroneamente
II) Transferência
*Estorno parcial
*Permite a correção do erro mediante 1 único lançamento
*Não há necessidade e estornar integralmente o lançamento errado
III) Complementação
*Repete o lançamento errado e registra a diferença de valor
*complementa, aumentando ou diminuindo o valor anteriormente registrado
PRINCIPAIS ERROS:
-Título
-Valor
-Inverso
-Duplo registro
-Omissão
-Histórico Incorreto
QUESTÃO ERRADA: A retificação de lançamento é o processo técnico de correção de registro que tenha sido realizado com erro na escrituração contábil da entidade e pode ser feita por meio de estorno, transferência ou complementação.
Os erros de escrituração devem ser corrigidos mediante retificação de lançamento através de estorno, complementação e transferência.
Estorno: é utilizado quando ocorre a duplicidade de um mesmo lançamento contábil ou por erro de lançamento da conta debitada ou da conta creditada.
Complementação: é efetuada para corrigir o valor anteriormente registrado, aumentando-o ou reduzindo-o.
Transferência: regulariza o lançamento da conta debitada ou creditada indevidamente, através da transposição do valor para a conta adequada.
Os lançamentos realizados fora da época devida deverão registrar nos seus históricos, as datas de sua efetiva ocorrência e o (s) motivo (s) do atraso.
Retificação de lançamento é o processo técnico de correção de registro realizado com erro na escrituração contábil da entidade e pode ser feito por meio de: a) estorno; b) transferência; e c) complementação. O estorno consiste em lançamento inverso àquele feito erroneamente, anulando-o totalmente. Lançamento de transferência é aquele que promove a regularização de conta indevidamente debitada ou creditada, por meio da transposição do registro para a conta adequada. Lançamento de complementação é aquele que vem posteriormente complementar, aumentando ou reduzindo o valor anteriormente registrado.