DVA informações

0
448

Última Atualização 25 de janeiro de 2021

QUESTÃO ERRADA: A demonstração de valor adicionado, elemento integrante do balanço social, consiste em uma reorganização das informações contidas na demonstração do resultado do exercício, sem se considerarem informações adicionais.

O que torna a assertiva incorreta é a parte “SEM se considerarem informações adicionais”. Podemos perceber no CPC 09 – Demonstração do Valor Adicionado – que:

Objetivo 

1. O objetivo deste Pronunciamento Técnico é estabelecer critérios para elaboração e apresentação da Demonstração do Valor Adicionado (DVA), a qual representa um dos elementos componentes do Balanço Social e tem por finalidade evidenciar a riqueza criada pela entidade e sua distribuição, durante determinado período. 


2. Sua elaboração deve levar em conta o Pronunciamento Conceitual Básico do CPC intitulado Estrutura Conceitual Básica para a Elaboração e Apresentação das Demonstrações Contábeis, e seus dados, em sua grande maioria, são obtidos principalmente a partir da Demonstração do Resultado. 

(…)

23. A Demonstração do Valor Adicionado está estruturada para ser elaborada a partir da Demonstração do Resultado do período.

Advertisement
 Assim, há uma estreita vinculação entre essas duas demonstrações e essa vinculação deve servir para sustentação da consistência entre elas. Mas ela tem também uma interface com a Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados na parte em que movimentações nesta conta dizem respeito à distribuição do resultado do exercício apurado na demonstração própria.

Portanto, a DVA considera SIM informações adicionais além das contidas na DRE, como aquelas advindas da DLPA.