Grupo focal

0
459

Última Atualização 24 de dezembro de 2020

QUESTÃO CERTA: Entrevista realizada por um moderador treinado, de uma forma não-estruturada e natural, com 8 a 12 respondentes pré-selecionados e com características homogêneas, que tem como objetivo principal obter uma visão aprofundada sobre problemas de interesse para o pesquisador, ouvindo as pessoas do mercado-alvo. Este método de abordagem direta de pesquisa qualitativa denomina-se: Grupo de Foco.

As entrevistas de grupo focal constituem uma técnica de pesquisa bastante utilizada na área do Marketing. Trata-se de um método de pesquisa qualitativo, dada a ausência de medidas numéricas e análises estatísticas.

 

Morgan (1997) define grupos focais como uma técnica de pesquisa qualitativa, derivada das entrevistas grupais, que coleta informações por meio das interações grupais.

Para Kitzinger (2000), o grupo focal é uma forma de entrevistas com grupos, baseada na comunicação e na interação. Seu principal objetivo é reunir informações detalhadas sobre um tópico específico (sugerido por um pesquisador, coordenador ou moderador do grupo) a partir de um grupo de participantes selecionados. Ele busca colher informações que possam proporcionar a compreensão de percepções, crenças, atitudes sobre um tema, produto ou serviços.

Advertisement

QUESTÃO CERTA: A utilização do recrutamento misto pode potencializar a captação de pessoas, pois as oportunidades são comunicadas dentro e fora das organizações.