Organização de aprendizagem

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QUESTÃO CERTA: Tipo de organização em que os funcionários praticam a gestão do conhecimento, adquirindo e compartilhando continuamente novos conhecimentos e estão dispostos a aplicar esse conhecimento na tomada de decisões ou na realização de tarefas: organização de aprendizagem.

QUESTÃO CERTA: Considerando as diferenças e similaridades entre organizações de aprendizagem e aprendizagem organizacional, assinale a opção correta: As organizações de aprendizagem são representadas por profissionais com prática e por consultores, enquanto a aprendizagem organizacional é representada por acadêmicos e pesquisadores.

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QUESTÃO CERTA: Ao considerar a criação de uma organização de aprendizagem, é correto afirmar queParte superior do formulário

é crucial numa organização de aprendizagem que os colaboradores sejam livres para trabalhar uns com os outros, devendo ser eliminadas barreiras estruturais e físicas existentes.

QUESTÃO CERTA: A seguir encontra-se descrito um conjunto de práticas para construir a capacidade de aprendizagem nas organizações. A aprendizagem organizacional é feita a partir das cinco disciplinas capazes de fazer com que pessoas e grupos possam conduzir as organizações para a mudança e a renovação contínuas. As disciplinas para a organização de aprendizagem são as seguintes, exceto: aprendizagem individual.

QUESTÃO ERRADA: Nas organizações de aprendizagem, cada pessoa é responsável pelas atividades de seu cargo e o foco está no desenvolvimento de suas competências individuais.

QUESTÃO ERRADA: A organização pública que gerencia pessoas com base em um modelo de organização de aprendizagem realiza a formulação e a adoção de ideias com a cúpula diretiva, enquanto o restante da organização permanece à espera do trabalho a ser executado.Parte superior do formulário

QUESTÃO CERTA: A organização inteligente é uma organização de aprendizagem voltada para a criação, para a aquisição e para a transferência de conhecimento, sendo capaz de promover mudanças no comportamento organizacional, a partir de novos conhecimentos, ideias e estímulos percebidos no ambiente. Parte superior do formulário

Peter Senge estabeleceu cinco disciplinas permanentes de estudo e prática que levam ao aprendizado organizacional. Todas são fundamentais para que uma empresa adquira as capacidades necessárias para mudar a sua forma de trabalhar e conquistar espaço no mercado. Para algumas, a aplicação integral das disciplinas é uma questão de sobrevivência. São elas:

Domínio Pessoal: quanto mais você expande a sua capacidade pessoal para obter os resultados desejados, não somente para a empresa, mas para todos os que dela fazem parte, maior a probabilidade de se criar um ambiente favorável ao engajamento das pessoas para o alcance das metas escolhidas.

Modelos Mentais: não existe nada que não possa ser questionado, modificado, repensado ou reorganizado, portanto, você deve refletir, esclarecer e pensar em como melhorar continuamente a sua maneira de as coisas para moldar também as suas decisões.

Visão compartilhada: estabelecer uma visão é fácil, mas compartilhar essa visão e conquistar o engajamento do grupo em relação ao futuro que se deseja criar é um desafio. Lamentavelmente, para algumas empresas, a pressão funciona melhor do que a visão e a missão.

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Aprendizado em equipe: transformar aptidões coletivas e fazer com que as equipes desenvolvam capacidades maiores do que a soma dos talentos individuais é o grande desafio dos líderes.

Pensamento sistêmico: nada mais é do que criar uma forma de analisar e uma linguagem para descrever e compreender as forças e inter-relações que modelam o comportamento dos sistemas, segundo Peter Senge. É a disciplina que permite mudar os sistemas com maior eficácia e agir mais de acordo com os processos do mundo natural e econômico.

QUESTÃO ERRADA: O modelo denominado organizações de aprendizagem, difundido por Peter Senge, por meio de quatro critérios, consiste em um parâmetro confiável para o acompanhamento do ritmo de acumulação de conhecimento imposto pela globalização.

QUESTÃO CERTA: Uma organização de aprendizagem tem a capacidade de criar, adquirir e transmitir conhecimento. Ela modifica o seu comportamento em resposta aos novos conhecimentos adquiridos. Sobre o tema cultura organizacional e aprendizagem nas empresas, assinale a alternativa correta: Prover treinamento continuado aos funcionários em técnicas de tomada de decisão permite maior empowerment e ajuda a construir uma organização de aprendizagem.

QUESTÃO CERTA: Uma organização em aprendizagem (learning organization) deve: promover a análise crítica de seus procedimentos e de seus pressupostos de base. 

QUESTÃO CERTA Peter M. Senge, autor do livro “A Quinta Disciplina” dirige programas de pesquisa no Massachusetts Institute of Technology (MIT). A base dos seus estudos é a forma como as empresas devem se adaptar a um mundo com uma crescente complexidade e mudanças. Para ele, as empresas de sucesso serão aquelas que saibam aproveitar as capacidades de apreensão e de comprometimento de todos, que ele designa como: learning organization.

QUESTÃO CERTA: A hierarquia flexibilizada caracteriza os modelos com base em aprendizagem.

” (…) evoluíram de modelos tradicionais, com base em controle, (referência ao modelo burocrático) para modelos contemporâneos, com base em aprendizagem (referência ao modelo gerencial)