Análise Transacional

0
522

Última Atualização 24 de dezembro de 2020

QUESTÃO CERTA: No autodiagnóstico, o pessoal tem que estar aberto à autoanálise e à crítica e ser capaz de coletar, analisar e interpretar os dados obtidos. No segundo caso, os consultores necessitam de alguns membros da organização para auxiliar no planejamento do diagnóstico, juntar e analisar dados, fornecer feedback e planejar ações em resposta a esse feedback.

QUESTÃO CERTA: No âmbito corporativo são utilizadas diferentes abordagens de Desenvolvimento Organizacional, com o objetivo de realizar intervenções na organização especialmente para implementar mudanças e inovações. Nesse contexto, cita-se a análise transacional, cujo escopo é o autodiagnóstico das relações interpessoais.

Parte superior do formulário

A Análise Transacional é uma teoria da personalidade e uma psicoterapia sistemática para o crescimento e a mudança pessoal”. É também uma filosofia de vida, uma teoria da Psicologia individual e social. Possui um conjunto de técnicas de mudança positiva que possibilita uma tomada de posição quanto ao ser humano.

É uma técnica que visa o autodiagnóstico das relações interpessoais (transações). É uma técnica indicada para indivíduos, não para grupos.

 

Ela explica que as pessoas não têm comportamentos imutáveis, mas apresentam mudanças nos sentimentos, nas atitudes e nos pensamentos, conforme as situações e variáveis externas, bem como as variáveis internas. Existem “pessoas” diferentes dentro de cada indivíduo, os quais são denominados de “ESTADOS DO EU”. Existem três estados do eu, são eles:

 

i.       O pai: é a posição do ego que aflora no comportamento pela influência marcada da observação na infância sobre o comportamento dos pais e dos adultos. O ego na posição de pai exorta, moraliza, castiga e se impõe. É o ego PROTETOR ou DOMINANTE.

Advertisement

 

ii.     A criança: é a posição do ego que manifesta através de reações típicas da infância, como o choro e a necessidade de proteção à frente de estímulos ou situações do mundo exterior (como frio, calor, chuva, fome, etc). É o ego INSEGURO e DEPENDENTE.

 

iii.  O adulto: é a posição do ego que se manifesta através do raciocínio lógico, da classificação dos dados que interessam, do controle e frenagem da posição de pai ou de criança e que estabelece relações construtivas de adulto com adulto nos contatos com semelhantes. É o ego MADURO e INDEPENDENTE, RACIONAL e LÓGICO.

 

iv.  Enquanto as posições de PAI e de CRIANÇA são tipicamente REATIVAS e EMOCIONAIS, a posição de ADULTO é RACIONAL e PENSANTE.

 

Fonte: http://decioroquediehljunior.blogspot.com.br/2012/08/analise-transacional.html